Trump afirma que enviar militares à Venezuela 'é uma opção'

Publicado em 03/02/2019, às 14h40
Evan Vucci/AP -

Folha de S. Paulo

O presidente norte-americano, Donald Trump, afirmou em entrevista à rede CBS neste domingo (3) que enviar tropas militares à Venezuela é "uma opção" e que ele recusou pedidos do chefe de Estado do país, Nicolás Maduro, para uma reunião.

LEIA TAMBÉM

"Certamente é algo que está... É uma opção", disse Trump sobre o envio de tropas em entrevista ao programa Face the Nation. "Bem, ele [Maduro] requisitou uma reunião e eu recusei, porque já estamos muito longe no processo".

Outros líderes de países ocidentais têm pressionado o governo Maduro na direção do afastamento do ditador. Também neste domingo a ministra de Assuntos Europeus da França, Nathalie Loiseau, afirmou que o país reconhecerá Juan Guaidó como presidente a menos que Maduro mostre-se ainda hoje aberto a convocar eleições presidenciais.

Seis países da União Europeia —além da França, Alemanha, Espanha, Holanda, Portugal e Reino Unido— haviam dado um ultimato para que Maduro convocasse uma eleição presidencial, com prazo que expira neste domingo. O chefe de Estado venezuelano voltou a propor eleições legislativas antecipadas em resposta a essa pressão, mas não cedeu quando ao pleito para a Presidência.

Em 23 de janeiro, Guaidó, presidente da Assembleia Nacional, proclamou-se presidente interino da Venezuela e obteve apoio de países como Estados Unidos, Brasil, Colômbia e, nesta semana, do Parlamento Europeu.

No sábado (2), Francisco Estéban Yánez Rodríguez tornou-se o primeiro general da ativa do país a reconhecer publicamente Guaidó como presidente venezuelano, exortando outros militares a desertarem de Maduro. No mesmo dia, dezenas de milhares de venezuelanos contrários ao regime de Maduro protestaram em Caracas e em outras cidades do país.


Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Vídeo: ratazana surge a bordo de avião e provoca pânico entre passageiros Diretor de cinema Rob Reiner citou 'medo' do filho horas antes de ser morto Agente de condicional confessa relacionamento amoroso com detento em presídio de segurança máxima Brasileira e italiano morrem após paraquedas se chocarem durante salto