Trump anuncia emergência nacional para construir muro na fronteira

Publicado em 15/02/2019, às 15h05
Folhapress -

Veja

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, decretará nesta sexta-feira emergência nacional para a construção de 1.600 quilômetros de muro na fronteira com o México. Ao anunciar sua decisão, na Casa Branca, Trump afirmou que a medida protegerá o país da invasão das drogas, de traficantes de pessoas, de gangues e criminosos e de “pessoas”, em uma referência aos imigrantes indocumentados.

LEIA TAMBÉM

Trump antecipou que sua decisão desencadeará processos na Justiça americana, movidos pela oposição democrata. Acusou os oposicionistas de mentirosos, a argumentarem que o muro não melhorará a segurança nacional dos Estados Unidos.

“O que faremos é simples: vamos parar a entrada de traficantes de drogas e de pessoas, de gangues e de criminosos no nosso país”, declarou.

O muro deverá custar pelo menos 5,7 bilhões de dólares, o valor solicitado pela Casa Branca ao Congresso para a sua construção. A negativa dos democratas, que dominam a Câmara dos Deputados, gerou, em dezembro do ano passado, a determinação da paralisia do governo federal por 35 dias.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Vídeo: ratazana surge a bordo de avião e provoca pânico entre passageiros Diretor de cinema Rob Reiner citou 'medo' do filho horas antes de ser morto Agente de condicional confessa relacionamento amoroso com detento em presídio de segurança máxima Brasileira e italiano morrem após paraquedas se chocarem durante salto