Trump assina ordem para construção de muro na fronteira com o México

Publicado em 25/01/2017, às 17h50

Redação


LEIA TAMBÉM

O presidente dos EUA, Donald Trump, assinou nesta quarta-feira (25) uma ordem executiva para a construção de um muro ao longo da fronteira dos EUA com o México. A medida foi tomada para reprimir a chegada de imigrantes ilegais e aumentar a segurança nacional, segundo informações da agência de notícias Reuters.

O republicano também deverá tomar medidas nos próximos dias para limitar a imigração legal, incluindo ordens executivas que restringem o acolhimento de refugiados e bloqueiam a emissão de vistos a pessoas de vários países do Oriente Médio e do norte da África, incluindo Síria, Sudão, Somália, Iraque, Irã, Líbia e Iêmen.

Em seu perfil no Twitter, o republicano afirmou que este será um "grande dia para a segurança nacional". "Entre outras coisas, vamos construir o muro", acrescentou. O decreto também deve incluir outras medidas sobre imigração.

A construção de um muro na fronteira mexicana foi uma das principais promessas de campanha de Trump, que garantiu que o país vizinho pagará pela obra, embora sem nunca explicar como. O presidente do México, Enrique Peña Nieto, já disse publicamente que não arcará com a construção.

"Começaremos assim que possível", disse o magnata em entrevista à emissora ABC, durante a qual reafirmou que, "de uma maneira ou de outra", o México pagará pela obra.

Inquérito

Também no Twitter, que tem sido bastante utilizado por ele para se comunicar com os cidadãos, o mandatário norte-americano declarou que ordenará a abertura de uma investigação sobre supostas fraudes na eleição de 8 de novembro, que o levou à Casa Branca.

Segundo Trump, o foco do inquérito serão eleitores que teriam votado em dois estados e nomes de mortos que estavam registrados para participar do pleito. Já antes da eleição, o republicano havia colocado sua lisura em xeque, discurso que se manteve após a posse.


Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Corpo de médica é encontrado por funcionários dentro de freezer de loja Idoso atira no filho após reclamar de estar recebendo poucas visitas Brasileira que trabalha como babá em Portugal está desaparecida há 10 dias Relíquia da Segunda Guerra é encontrada em floresta após mais de 80 anos