Trump diz que EUA vão reabrir espaço aéreo da Venezuela

Publicado em 29/01/2026, às 18h13
- Reprodução

Valor Econômico

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta quinta-feira (29) que pretende reabrir o espaço aéreo da Venezuela após uma conversa com a presidente interina do país, Delcy Rodríguez, no sinal mais recente do avanço do processo de normalização das relações entre Washington e Caracas.

“Acabei de falar com a presidente da Venezuela e a informei de que vamos liberar todo o espaço aéreo comercial sobre a Venezuela”, disse Trump durante uma reunião de gabinete na Casa Branca. “Os cidadãos americanos poderão ir à Venezuela muito em breve e estarão seguros lá.”

O presidente afirmou ter instruído o secretário de transportes dos EUA, Sean Duffy, e todos os demais envolvidos, incluindo os militares, a deixarem o espaço aéreo sobre o país latino-americano “até o final do dia”. O governo da Venezuela não comentou o anúncio.

“Os cidadãos americanos poderão ir à Venezuela muito em breve e estarão seguros lá”, disse Trump, acrescentando que a situação de segurança na Venezuela está “sob controle muito rígido” desde a operação americana que destituiu Nicolás Maduro.

Os voos comerciais diretos entre os EUA e a Venezuela já estavam suspensos desde maio de 2019, durante o primeiro mandato de Trump, quando o Departamento de Transportes determinou que as condições no país representavam riscos inaceitáveis ​​à segurança das companhias aéreas, tripulações e passageiros americanos.

No final do ano passado, enquanto Trump aumentava a pressão sobre Maduro, ele declarou que o espaço aéreo "acima e ao redor" da Venezuela deveria ser considerado "totalmente fechado" . A Administração Federal de Aviação (FAA, na sigla em inglês), que em geral tem jurisdição sobre os EUA e seus territórios, alertou os pilotos que tivessem cautela ao voar nas proximidades do país devido à intensificação da atividade militar.

American Airlines anunciou na quinta-feira que planeja retomar os voos diretos para a Venezuela, afirmando que divulgará detalhes adicionais sobre o retorno das operações nos próximos meses, enquanto trabalha com autoridades federais em avaliações de segurança e na obtenção das permissões necessárias.

“Temos uma história de mais de 30 anos conectando venezuelanos aos EUA e estamos prontos para renovar essa relação incrível”, disse Nat Pieper, diretor comercial da American Airlines, em comunicado. “Ao reiniciar o serviço para a Venezuela, a American oferecerá aos clientes a oportunidade de se reunir com suas famílias e de criar novos negócios e comércio com os EUA.”

O anúncio de Trump sinalizou o passo mais recente em uma rápida normalização das relações entre Washington e Caracas sob o governo interino de Delcy. No início desta semana, o governo Trump também notificou o Congresso de que estava dando os primeiros passos para possivelmente reabrir a embaixada dos EUA em Caracas.

 

Durante a reunião de gabinete nesta quinta-feira, o presidente americano disse ainda que grandes companhias petrolíferas americanas estão indo ao país sul-americano para prospectar projetos, analisando a região e “escolhendo seus locais de exploração”.

“Elas trarão de volta uma enorme riqueza para a Venezuela e para os EUA”, disse Trump. “E as companhias petrolíferas se sairão bem na Venezuela, na verdade, lucrarão mais do que jamais lucraram antes. E isso é uma coisa boa.”

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Amazon confirma demissão de 16 mil funcionários após disparar email por engano sobre os cortes Israel reconhece que 70 mil palestinos foram mortos durante guerra em Gaza Homem é preso após ser flagrado fazendo 'sexo' com aspirador de pó Pneu de avião cai em plena decolagem nos EUA; veja vídeo