Trump sugere punir redes de televisão para evitar "fake news"

Publicado em 11/10/2017, às 23h04

Redação

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sugeriu nesta quarta-feira, 11, punir redes de televisão por causa de "todas as notícias falsas" que foram divulgadas recentemente, ao acusar a rede de televisão NBC de "inventar" uma história sobre sua posição perante o arsenal nuclear do país.

LEIA TAMBÉM

"Com todas as notícias falsas saindo da NBC e em outras redes, até que ponto é apropriado revogar suas licenças? Isso é ruim para o país!", disse Trump em sua conta no Twitter.

Em outro tweet, o presidente acusou a NBC de "inventar" uma informação publicada hoje sobre ele ter apresentado, em uma reunião com sua equipe de segurança nacional em julho, o desejo e multiplicar por dez seu arsenal nuclear do país.

O canal entrevista sob anonimato três funcionários que estiveram presentes nessa reunião, realizada em 20 de julho no Pentágono, sede do Departamento de Defesa dos EUA. Trump afirmou que essa informação é "pura ficção, feita para degradar", e comparou a NBC com a rede "CNN", à qual acusou insistentemente de publicar notícias falsas.

Também foi a rede NBC que revelou, na semana passada, que foi após essa reunião de 20 de julho no Pentágono quando supostamente o secretário de Estado dos EUA, Rex Tillerson, chamou Trump de "idiota".

Já durante a campanha eleitoral, Trump acusou os principais jornais e canais de televisão do país de mentir para tentar prejudicá-lo.

As críticas continuaram desde a Casa Branca e Trump chegou a qualificar a imprensa de ser "o inimigo do povo".

A liberdade de imprensa é garantida nos Estados Unidos por conta da Primeira Emenda à Constituição, adotada em 1791. O texto também garante liberdade de expressão, o direito à escolha de qualquer religião e a liberdade de reunião de forma pacífica.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Corpo de médica é encontrado por funcionários dentro de freezer de loja Idoso atira no filho após reclamar de estar recebendo poucas visitas Brasileira que trabalha como babá em Portugal está desaparecida há 10 dias Relíquia da Segunda Guerra é encontrada em floresta após mais de 80 anos