Trump visita Pearl Harbor antes de embarcar para Ásia

Publicado em 04/11/2017, às 12h39

Redação

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e a primeira-dama, Melania Trump, realizaram uma visita solene à base naval de Pearl Harbor, antes de partir para a viagem de 12 dias pela Ásia. A comitiva presidencial chegou a Honolulu, ilha do arquipélago do Havaí, no fim da sexta-feira, 3 de novembro.

LEIA TAMBÉM

Ao entrar no memorial do navio USS Arizona, o casal jogou pétalas brancas e observou a saudação de dois marinheiros. Mais de 1,2 mil tripulantes do navio morreram no ataque surpresa de 7 de dezembro de 1941, realizado pelos japoneses, que marcou a entrada dos EUA na Segunda Guerra Mundial.

Prestes a embarcar rumo à Ásia, Donald Trump não fez qualquer comentário sobre a Coreia do Norte e suas ambições para solucionar o impasse nuclear. As discussões sobre uma resposta ao norte-coreano Kim Jong-un, no entanto, devem dominar o início da agenda presidencial.

Trump deve reafirmar os compromissos de defesa dos EUA com Japão e Coreia do Sul e tentará convencer a China a aumentar a pressão para que Pyongyang abandone o seu programa nuclear. O presidente americano também tentará reivindicar liderança regional em temas econômicos, depois do abalo provocado por sua decisão de retirar os EUA da Parceria Transpacífica (TPP). O acordo comercial reuniria 40% do PIB mundial e não teria participação da China.

A viagem pelo continente asiático passará por Japão, Coreia do Sul, China, Vietnã e Filipinas.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Suprema Corte dos EUA derruba tarifas de Trump Após insinuação de Obama, Trump afirma que vai liberar documentos sobre ETs Influenciadora perde 140 mil seguidores após falha em filtro revelar sua aparência verdadeira; veja O fóssil 'sorridente' encontrado por turista em ilha com 150 habitantes