Tubarão ameaçado de extinção é morto em praia de Coruripe enquanto banhistas filmam

Publicado em 13/11/2019, às 10h14
Reprodução / Vídeo -

Erik Maia

Um tubarão adulto, de espécie ameaçada de extinção e pesca proibida, foi capturado e morto na praia do Miai de Cima, em Coruripe, no Litoral Sul de Alagoas. Em imagens gravadas por banhistas, é possível ver que alguns moradores se divertem com o animal, e um deles diz que vai surfar no tubarão, colocando o pé em cima do animal.

LEIA TAMBÉM

De acordo com o professor Cláudio Sampaio, especialista em tubarões, trata-se da espécie Carcharino Obscuros. Ele explicou que o animal, uma fêmea adulta, tem hábito costeiro/oceânico, ou seja, costuma frequentar as áreas mais próximas da costa e também as áreas de mar aberto.

O professor disse ainda que a captura do animal, embora proibida pela legilação brasileira, não tem qualquer relação com a presença de óleo nas praias. “Muito antes de ser uma espécie vilã, ele é vítima da ação irresponsável dos seres humanos”, defende Sampaio.

Assista ao vídeo:

Outro vídeo, que não será divulgado pela reportagem, mostra que o tubarão foi aberto e tratado para consumo ainda na praia. Um peixe, enrolado num pedaço de rede, estava no estômago do bicho.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

MPF tenta suspender extração irregular de areia na Praia do Francês MPF recomenda suspensão de novas obras em área protegida da Laguna Mundaú Chauás: papagaios serão transferidos para reserva ambiental no Rio Niquim nesta segunda COP30 mobiliza 190 países em 120 planos de ação climática