Tuberculose: por que uma doença tão antiga ainda assola o Brasil?

Publicado em 23/03/2018, às 22h54

Redação

A tuberculose é a doença infecto-contagiosa que mais mata no Brasil. São 70.000 novos casos por ano e 4,5 mil mortes em decorrência da doença. Ela é transmitida pelo bacilo de Koch nas gotículas eliminadas na respiração, nos espirros e na tosse e se instala, principalmente, no pulmão.

LEIA TAMBÉM

Algumas pessoas são mais vulneráveis à tuberculose, principalmente aquelas que apresentam deficiência do sistema imunológico, como pessoas com HIV positivo, com diabetes ou que estejam em tratamento de quimioterapia, por exemplo. Desnutrição, idade avançada e alcoolismo são outros fatores de risco.

Embora seja tratável e curável, a tuberculose não pode ser prevenida. A vacina BCG, aplicada nas crianças ainda na maternidade, impede as formas graves da doença.

Para Olavo Munhoz Leite, consultor da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), o mais importante é o diagnóstico e a conclusão do tratamento. Segundo ele, por ser um tratamento longo, de seis meses, é comum que os pacientes o abandonem. “Se o tratamento não é concluído, cria-se condições para que o bacilo da tuberculose se torne resistente às drogas”, alerta Leite.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Anvisa deve se manifestar nas próximas semanas sobre duas novas rivais do Ozempic Secretaria de Saúde alerta para riscos de desidratação e queimaduras durante o Carnaval Santa Casa suspende atendimentos de obstetrícia para usuários de plano de saúde; veja qual Carnaval: metanol em bebidas liga sinal de alerta nos estados