Tufão atinge leste da China e provoca 18 mortes

Publicado em 10/08/2019, às 13h34
Huan Chuanhao/Xinhua -

Folhapress

A chegada de um tufão provocou mortes no leste da China e obrigou moradores a deixarem suas casas, neste sábado (10). A tempestade Lekima também causa a interrupção de transportes.

LEIA TAMBÉM

As 18 mortes ocorreram a 130 km ao norte de Wenzho, na costa litorânea, onde uma represa natural colapsou e inundou a área com 160 milímetros de chuva em três horas, segundo a CCTV. O deslizamento também deixou ao menos 14 desaparecidos.

Mais de 1 milhão de pessoas foram retiradas de suas residências, de acordo com reportagem da CCTV. Na tarde deste sábado (horário local), a maioria dos voos previstos entre os dois maiores aeroportos de Xangai foi cancelada, segundo publicação nos sites da agência nacional de aviação.

A CMA (Administração Meteorológica Chinesa), agência que monitora o tempo no país, emitiu um alerta laranja, o segundo maior em gravidade, depois de publicar um alerta vermelho na sexta (9), quando a tempestade obrigou o cancelamento de voos em Taiwan e fechou o comércio na ilha.

A tempestade movia-se a 15 km/h em direção ao norte, e sua força diminuía gradualmente, conforme a agência de notícias Xinhua. Ventos fortes e chuva pesada atingiram o distrito financeiro de Xangai no sábado à tarde, o que levou também ao fechamento do parque da Disney da província.

Quase 200 trens da cidade de Jinan, na província de Shandong, ficarão com a circulação suspensa até segunda-feira (12), ainda de acordo com a Xinhua.

Mais de 250 mil moradores de Xangai e 800 mil da província de Zhejiang foram retirados de suas casas devido ao tufão, e 2,72 milhões de lares ficaram sem energia elétrica, devido aos ventos fortes e chuvas, que prejudicaram a fiação, de acordo com a mídia estatal.

Cerca de 200 casas desabaram, em seis cidades diferentes de Zhejiang, e 66,3 mil hectares de fazendas foram destruídos, afirma a CCTV.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Vídeo: ratazana surge a bordo de avião e provoca pânico entre passageiros Diretor de cinema Rob Reiner citou 'medo' do filho horas antes de ser morto Agente de condicional confessa relacionamento amoroso com detento em presídio de segurança máxima Brasileira e italiano morrem após paraquedas se chocarem durante salto