Tufão de categoria 5 arrasa território dos EUA no Pacífico

Publicado em 25/10/2018, às 13h53
Tufão | Ilustração/Pixabay -

VEJA.com

O tufão Yutu, de categoria 5, atingiu na noite desta quarta-feira (24) o território americano das Ilhas Marianas do Norte, no Oceano Pacífico, destruindo casas e cortando o fornecimento de energia e água para milhares de moradores.

LEIA TAMBÉM

A tempestade se fortaleceu pouco antes de atingir as ilhas, com ventos de 280 quilômetros por hora. Agora, o tufão segue para o noroeste, em direção às Filipinas e Taiwan.

Os tufões de categoria 5 são os mais fortes da escala utilizada para medir a força das tempestades, e têm ventos de mais de 249 km/h.

Yutu é a tempestade mais forte já registrada a atingir as ilhas de Saipan e Tinian, as maiores do território americano. As duas comunidades abrigam cerca de 55.00 pessoas.

As autoridades da Comunidade das Ilhas Marianas do Norte emitiram um alerta meteorológico na noite de quarta-feira, alertando os moradores de Saipan e Tinian que a tempestade “representa risco de vida para aqueles que vivem ao longo da costa”. Ondas de mais de 2 metros foram registradas durante a passagem do tufão.

As operações de resgate e socorro já começaram, mas as autoridades locais alertaram que os esforços são prejudicados por condições climáticas ainda perigosas e pela destruição generalizada.

“Tinian foi devastada pelo tufão Yutu”, afirmou o governador da ilha, Joey Patrick San Nicolas, em um vídeo postado no Facebook. “Muitas casas foram destruídas e nossas estruturas mais críticas comprometidas. Não temos energia elétrica e água atualmente”, disse.

Várias áreas da ilha, que tem uma população de cerca de 3.500 habitantes, estão atualmente inacessíveis, e as autoridades ainda precisam concluir uma avaliação preliminar dos danos. Máquinas pesadas foram reservadas para a limpeza dos detritos das estradas.

Fotografias tiradas por moradores após a tempestade mostram total destruição. Em Saipan, as estradas estavam cheias de postes de energia e galhos de árvores caídos. Carros estacionados foram esmagados por escombros. Edifícios foram reduzidos a pilhas de madeira e concreto.

Uma moradora postou no Twitter as imagens de sua casa totalmente arrasada. “Minha família está atualmente sem teto e procurando por um lugar para ficar nas próximas noites”, escreveu Erica Fayesings.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Vídeo: ratazana surge a bordo de avião e provoca pânico entre passageiros Diretor de cinema Rob Reiner citou 'medo' do filho horas antes de ser morto Agente de condicional confessa relacionamento amoroso com detento em presídio de segurança máxima Brasileira e italiano morrem após paraquedas se chocarem durante salto