Turista morre após mergulho de profundidade em Fernando de Noronha

Publicado em 17/10/2024, às 15h45
Câmara hiperbárica utilizada em Fernando de Noronha | Anema/Divulgação -

José Matheus Santos / Folhapress

Um turista de 43 anos morreu na terça-feira (15) após mergulho em uma área de cerca de 60 metros de profundidade em Fernando de Noronha.

LEIA TAMBÉM

De acordo com a Administração do arquipélago, Bruno Jardim de Miranda Zoffoli, que morava em Minas Gerais, teve a chamada doença de descompressão —quando há excesso de nitrogênio, ou outro gás na mistura respiratória, como o gás Hélio, dissolvido nos tecidos do corpo humano em decorrência da permanência do indivíduo em locais onde a pressão é maior que a pressão atmosférica.

A doença de descompressão pode gerar bolhas no sangue —podendo provocar bloqueios de vasos sanguíneos, embolia pulmonar, dificuldades respiratórias e formigamentos, além de dores nos músculos e articulações. As bolhas são formadas principalmente quando o mergulhador sobe rapidamente de alta profundidade para o nível da superfície em um curto espaço de tempo.

Zoffoli foi socorrido pelo Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) para o Hospital São Lucas, em Noronha, com problemas respiratórios e rebaixamento de nível de consciência após o mergulho profundo que é realizado com apoio de cilindro.

O hospital encaminhou o paciente para a terapia hiperbárica em razão do diagnóstico de doença de descompressão. O procedimento consiste em colocar a pessoa em uma câmara para que ele respire oxigênio puro, em um local com pressão superior à atmosférica.

Após algumas horas do tratamento, segundo a unidade de saúde, o homem apresentou melhora clínica dos sintomas, porém, posteriormente, teve parada cardiorespiratória. Os médicos realizaram procedimentos de reanimação por cerca de 90 minutos, mas não houve recuperação.

O corpo do turista foi encaminhado para o Instituto de Medicina Legal, no Recife.

Os mergulhos são uma das principais atividades feitas por turistas nas águas ao redor do arquipélago, que tem a fauna marinha e embarcações naufragadas como atrativos. Já o mergulho em águas profundas costuma ser feito por profissionais já experientes. 

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

'Difícil aceitar que perdi Raíssa por causa de uma fatia de pizza', diz namorado de mulher morta após comer em pizzaria Pizza de carne na nata pode ter causado infecção que matou mulher na PB Duas crianças morrem presas em grade tentando fugir de incêndio em Recife Homem invade prédio da ex e atira 20 vezes contra porta de apartamento