g1
O grupo de turistas que era procurado desde a tarde de domingo (30) após ser dado como desaparecido durante uma trilha em um cânion de Morrinhos do Sul, no Litoral Norte do Rio Grande do Sul, foi encontrado com vida na manhã desta terça-feira (1º). A informação foi confirmada pelo Corpo de Bombeiros.
LEIA TAMBÉM
"Todos com vida. Devido a várias frentes que atuamos aqui no local, o tempo contribuiu pra questão da visibilidade, melhorou bastante", afirmou o capitão dos bombeiros Remisio Wilms.
Os desaparecidos são Carmelita Rodrigues dos Santos, 47 anos; Tatiana de Oliveira Hoffmann, 41 anos; Vagner Leri da Silva Almada, 38 anos; e um adolescente de 15 anos, filho de uma das mulheres.
Ao serem encontrados, alegaram que não estavam perdidos, e sim que montaram acampamento para esperar o mau tempo passar.
"Eles ainda tinham mantimentos para algum período, mas não conseguiram retornar. Estavam acampados em um ponto afastado da trilha, motivo pelo qual as equipes demoraram a encontrar o local", relatou Wilms.
"Nos dias anteriores, o clima estava muito complicado, com chuva, vento, então eles acabaram não conseguindo sair naquele período", completou o capitão do Corpo de Bombeiros.
Versões divergentes
O grupo estava acampado em uma área próxima da região da Trilha dos Tropeiros. Quando o tempo fechou, eles estavam afastados do guia. Argumentaram que a ideia era retornar no domingo, mas, devido às condições climáticas, não conseguiram voltar e estavam aguardando o clima melhorar.
Eles eram acompanhados pelo guia Marcelo Veiga da Silva, que relata que os quatro desaparecidos teriam se afastado e ignorado suas orientações de retornarem, devido às condições de tempo, pois chovia e havia forte neblina.
Segundo Silva, eles teriam alegado que tinham experiência e conheciam a região. Apenas uma mulher, que também integrava o grupo, retornou com o guia.
O g1 tenta contato com a Polícia Civil para saber se o caso será investigado.
Eles são moradores de Caxias do Sul, na Serra, e estavam a passeio no cânion Tajuvas desde o sábado (29), quando acamparam e dormiram no local. O grupo estava com barracas, alimentos e água.
LEIA MAIS