Turquia adverte Rússia após violação do seu espaço aéreo

Publicado em 05/10/2015, às 17h48
-

Redação


O primeiro-ministro da Turquia, Ahmet Davutoglu, afirmou hoje (5) que seu país não permitirá qualquer violação do seu espaço aéreo e adotará todas as medidas para impedir. A advertência de Davutogiu é uma resposta ao avião russo que, no sábado (3,) entrou em território turco.

“Faremos o necessário quando alguém transgredir nosso espaço aéreo, nem que seja um pássaro a voar”, disse Ahmet Davutoglu em declarações transmitidas pelo canal turco Haberturk TV.

“Também comunicamos esta manhã à Rússia que deverá abster-se de políticas que inquietem a Turquia. Colocar-se ao lado de um ditador que mata seu povo não é benéfico para ninguém”, acrescentou o primeiro-ministro turco, numa alusão ao apoio militar de Moscou ao regime do presidente sírio, Bashar Al Assad.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros da Turquia informou hoje que um caça russo entrou no sábado, no início da manhã, na Província de Hatay, na fronteira com a Síria, e regressou ao país árabe após ser interceptado por dois F-16 turcos.

“Efetuamos os passos diplomáticos necessários com a Rússia”, disse o primeiro-ministro, que convocou o embaixador russo, a quem foi transmitido oficialmente um protesto diplomático.

“Dissemos-lhe, no ministério [dos Negócios Estrangeiros], que não devem voltar a ultrapassar as fronteiras turcas. O embaixador nos informou que a violação ocorreu por causa de um erro e que não se repetirá.”

“A Rússia é nossa amiga e até agora não se passou nada, mas a Síria está submersa numa guerra muito aberta e é um país que pode afetar a segurança de nossas fronteiras”, destacou Davutoglu.

A Rússia desencadeou na quarta-feira bombardeios aéreos na Síria, supostamente dirigidos contra posições do grupo jihadista Estado Islâmico (EI).

No entanto, ativistas e opositores denunciaram ataques da aviação russa a áreas residenciais e bases das milícias rebeldes treinadas e apoiadas pelo Ocidente.

O Ministério da Defesa russo reconheceu hoje que um dos seus aviões violou no sábado o espaço aéreo turco devido às más condições atmosféricas. O ministério garantiu ter adotado medidas para evitar novos incidentes do gênero no futuro.


Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Vídeo: ratazana surge a bordo de avião e provoca pânico entre passageiros Diretor de cinema Rob Reiner citou 'medo' do filho horas antes de ser morto Agente de condicional confessa relacionamento amoroso com detento em presídio de segurança máxima Brasileira e italiano morrem após paraquedas se chocarem durante salto