Turquia ataca Estado Islâmico após atentado que matou 54 em casamento

Publicado em 22/08/2016, às 16h12
-

Redação

Relatos da mídia da Turquia mostram afirmam que a artilharia turca atacou posições do grupo extremista Estado Islâmico e também da oposição curda síria apoiada pelos Estados Unidos nesta segunda-feira, em resposta ao ataque suicida em uma festa de casamento curda que deixou 54 mortos, a maioria crianças, no fim de semana.

De acordo com o jornal Hurriyet, os ataques alvejaram posições ao norte da cidade de Manbij, que a força curda recém capturou do IS. Tanques e veículos blindados também foram empregados perto de Jarablus, cidade síria tomada pelos extremistas fronteira com a Turquia.

Na capital, o ministro de Relações Exteriores, Mevlut Cavusoglu, afirmou que a Turquia irá fornecer toda a Judá necessária para "limpar" a fronteira de extremistas.

O governo, no entanto, recuou da afirmação de que o explosivo teria sido detonado por uma criança, como disse o presidente Recep Tayyip Erdogan no domingo. Hoje, o primeiro-ministro Binali Yildirim afirmou que as autoridades ainda tentam identificar o terrorista, que pode ser "uma criança ou um homem".

O ataque ainda não foi reivindicado por nenhum grupo, mas autoridades disseram que o incidente tem traços do EI, que tenta desestabilizar o país ao explorar tensões étnicas e religiosas. O incidente, que também deixou dezenas de feridos, foi o ataque mais mortífero da Turquia este ano. Fonte: Associated Press.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Corpo de médica é encontrado por funcionários dentro de freezer de loja Idoso atira no filho após reclamar de estar recebendo poucas visitas Brasileira que trabalha como babá em Portugal está desaparecida há 10 dias Relíquia da Segunda Guerra é encontrada em floresta após mais de 80 anos