Turquia declara dia de luto após explosões que mataram 38 pessoas

Publicado em 11/12/2016, às 08h36

Redação

A Turquia declarou um dia oficial de luto neste domingo, após duas explosões terem matado 38 pessoas e ferido 155 perto do estádio de futebol Besiktas, em Istambul.

LEIA TAMBÉM

Os ataques, que ocorreram no sábado à noite, tinham como alvo policiais, sendo que 30 das vítimas são da corporação, além de sete civis e uma pessoa não identificada, de acordo com informações do ministro do Interior, Suleyman Soylu. Ele afirmou que 13 pessoas foram presas em conexão com o que o chamou de "ataque terrorista".

Nenhum grupo assumiu a autoria das explosões, entretanto, duas autoridades afirmaram que as suspeitas recaem sobre militantes curdos.

O vice-primeiro ministro, Numan Kurtulmus, disse ao canal de televisão CNN que os "indícios apontam para o PKK", o Partido dos Trabalhadores do Curdistão, classificado como ilegal. Os curdos lutam pela independência há décadas na região.

"Nós testemunhados mais uma vez essa noite em Istambul a face terrível do terror, que quer destruir todos os valores e a decência", disse o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan.

Soylu divulgou que 136 pessoas permanecem hospitalizadas após os ataques, incluindo 14 que estão na UTI.

A primeira e maior explosão ocorreu cerca de 19h30, após o time Besiktas ganhar a partida de futebol do Bursaspor. Segundo Erdogan, o momento do ataque tinha o objetivo de maximizar as mortes.

Entretanto, o número de mortes não foi tão extenso porque a maioria das pessoas já havia deixado o estádio quando ocorreram as explosões. Segundo testemunhas, também foram escutados tiros no momento.

De acordo com Soylu, a primeira explosão foi causado por um veículo que passou e foi detonado em uma área na qual estavam concentrados policiais, na saída do estádio.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Corpo de médica é encontrado por funcionários dentro de freezer de loja Idoso atira no filho após reclamar de estar recebendo poucas visitas Brasileira que trabalha como babá em Portugal está desaparecida há 10 dias Relíquia da Segunda Guerra é encontrada em floresta após mais de 80 anos