Twitter pretende disponibilizar selo de verificação para todos os usuários

Publicado em 09/03/2018, às 20h41

Redação

Um tique azul no Twitter é visto por alguns como um símbolo de status. Mas conforme a plataforma se torna um lugar cada vez mais infernal, com perfis fakes e bots, o CEO Jack Dorsey anunciou nesta quinta-feira (8) que a empresa pretende disponibilizar a verificação para todos os usuários.

LEIA TAMBÉM

“A intenção é abrir a verificação para todo o mundo”, Dorsey disse durante uma transmissão no Periscope. “E fazer isso de uma maneira que seja escalável, em que não fiquemos no caminho e em que as pessoas possam verificar mais fatos por si só. E não precisamos ser os juízes ou implicar qualquer viés de nossa parte.”

A decisão vem depois do Twitter admitir que seu processo de verificação é falho, embora não esteja claro quando a empresa planeja liberar quaisquer mudanças.

“O principal problema é que usamos (o selo) como identidade, mas, pela maneira como ele foi inicialmente lançado, em que ele apenas era concedido a certas figuras públicas enormes, celebridades, etc., passou a ter muito status associado a ele também”, disse o diretor de gerenciamento de produtos do Twitter, David Gasca, na transmissão por Periscope na quinta-feira. “Em pesquisas com usuários, quando você pergunta às pessoas: ‘O que você pensa quando vê o tique?’, elas pensam nele como credibilidade… Que o Twitter acredita que essa pessoa seja alguém cuja fala é ótima e autêntica, que não é nem um pouco nossa intenção com o tique.”

Embora possa se provar vantajoso para muita gente ostentar o tique azul e os recursos que o acompanham, um sistema de verificação renovado poderia levantar novas preocupações de privacidade. Dorsey não detalhou como exatamente a empresa pode permitir aos usuários verificar a si próprios em massa, mas, como aconteceu com Facebook e Airbnb, o Twitter pode acabar pedindo para que os usuários enviem algum tipo de identificação pessoal em troca da verificação.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

WhatsApp prepara atualização com novo recurso de segurança para menores no Brasil Um quinto dos posts em rede social só de robôs é hostil a seres humanos, diz estudo Novas regras do Pix entram em vigor hoje; veja o que muda WhatsApp confirma versão paga e anuncia recursos exclusivos; veja novidades