Uber fará mudanças em duas categorias; veja os detalhes

Publicado em 14/11/2024, às 20h54
- Foto: Uber/Divulgação

Estado de Minas

O aplicativo de caronas Uber anunciou que irá realizar mudanças nas categorias de serviço Black e Comfort. As alterações, que entram em vigor a partir de 6 de janeiro de 2025, visam atender necessidades apontadas pelos próprios usuários da plataforma e aprimorar a experiência, tanto de passageiros como de motoristas, comunicou a empresa.

LEIA TAMBÉM

Confira as mudanças propostas pela Uber

Para a categoria Black, a principal alteração é do ano mínimo para a fabricação de veículos, que pode variar de acordo com a cidade. Em São Paulo (SP), Porto Alegre (RS), Fortaleza (CE), Curitiba (PR), Goiânia (GO), Vitória (ES), Florianópolis (SC) e Brasília (DF), os carros devem ter sido produzidos no ano de 2018 para frente. Já em Belo Horizonte (MG), Salvador (BA), Recife (PE) e Campinas (SP), são requeridos veículos fabricados a partir de 2017. Apenas no Rio de Janeiro (RJ) são aceitos automóveis feitos no ano de 2016. 

Além disso, os carros da categoria Black precisam ser equipados com ar-condicionado e quatro portas, e serem das cores preta, marrom, chumbo, prata, cinza, azul marinho ou branca. Caso o motorista queira realizar viagens na divisão, ele terá de ter realizado mais de cem corridas na Uber e possuir média de avaliação dos usuários em no mínimo 4,85.

A categoria Comfort teve sua lista de veículos atualizada. Dois novos modelos foram incluídos e dois foram removidos, sendo o Renault Sandero e o Hyundai HB20 hatch. Além disso, os veículos também devem atender o ano de fabricação mínimo para rodar. Confira a lista completa no site da empresa.

Nessa divisão, os modelos também devem ser equipados com ar-condicionado e quatro portas, além de comportarem no mínimo cinco passageiros - incluindo o motorista. Para se eleger à categoria, os condutores precisam ter realizado mais de cem viagens e ter média mínima de avaliação de 4,80.

Segundo a Uber, os motoristas que não estiverem elegíveis para as categorias Comfort e Black continuarão cadastrados nas outras modalidades - UberX e Uber Flash. A plataforma ainda informou que a atualização na lista de veículos elegíveis foi repassada aos condutores no início de outubro por meio de comunicado enviado no aplicativo utilizado pelos profissionais (Uber Driver - para motoristas). 

UberX também terá mudanças

As alterações feitas na categoria UberX irão depender do município em que o condutor atua. Cidades como, por exemplo, Brasília, Campinas, Fortaleza e São Paulo, que estabelecem a idade máxima de 10 anos, não receberão viagens para a modalidade de veículos com ano de fabricação 2014 ou anterior.

 

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

TSE encerra teste público de segurança das urnas eletrônicas Grávida de gêmeos viraliza após mostrar técnica inusitada para evitar parto prematuro; veja O que os brasileiros mais procuraram em 2025? Google divulga ranking com surpresas Ícone nacional vai ganhar um parque temático no Brasil; veja detalhes