Uber processa Nova York para tentar reverter limite de motoristas em aplicativos

Publicado em 17/02/2019, às 10h36
-

Folhapress

A Uber entrou com uma ação na Justiça americana contra a cidade de Nova York para tentar derrubar limites para a entrada de novos motoristas no aplicativo.

LEIA TAMBÉM

Em agosto, a prefeitura da cidade decidiu suspender por um ano a concessão de licenças para que novos motoristas se juntem aos serviços de corridas por aplicativos, sob o argumento de que era necessário avaliar o impacto negativo que o excesso de carros nas ruas traria para o trânsito.

Foi a primeira grande cidade americana a impôr restrições do tipo.

No processo, a Uber diz que Nova York tem restringido a competição em vez de contar com os benefícios trazidos por serviços como os seus já apontados por economistas, de acordo com a CNBC.

Segundo a companhia, a decisão da cidade irá prejudicar moradores de fora de Manhattan, onde a oferta de táxis é menor.

O site The Verge, especializado em tecnologia, acrescenta que a Uber chama a estratégia adotada por Nova York como de banir primeiro e estudar depois.

Também à CNBC, uma associação de taxistas defendeu a medida adotada por Nova York, apontando que o serviço dos aplicativos de corridas tem deteriorado as condições financeiras da categoria.

Em agosto, a Uber disse a seus passageiros que as medidas adotadas em Nova York resultarão em aumento de preços e esperas mais longas, caso não conseguisse acompanhar a crescente demanda por seus serviços.

A cidade também definiu um pagamento mínimo por hora para os motoristas, com objetivo de diminuir o tempo em que carros vazios circulam nas ruas. A medida foi alvo de uma outra ação, dessa vez da Lyft, rival americana da Uber.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Vídeo: ratazana surge a bordo de avião e provoca pânico entre passageiros Diretor de cinema Rob Reiner citou 'medo' do filho horas antes de ser morto Agente de condicional confessa relacionamento amoroso com detento em presídio de segurança máxima Brasileira e italiano morrem após paraquedas se chocarem durante salto