Uber vai exigir selfies dos motoristas para aumentar segurança

Publicado em 23/09/2016, às 22h04

Redação

Nesta sexta-feira (23), o Uber anunciou que vai começar a exigir que os motoristas da plataforma confirmem suas identidades por meio de selfies antes de cada turno. A ideia é aumentar a segurança do aplicativo de caronas.

LEIA TAMBÉM

O novo recurso é descrito como uma forma de evitar o uso fraudulento da conta dos motoristas e fornecer aos passageiros um grau maior de confiança na empresa. A medida é interessante, uma vez que a empresa já deixou de lado outras opções de segurança, como a verificação de impressões digitais para saber se os colaboradores têm ficha criminal, por exemplo.

"O compartilhamento ou roubo de conta de motorista é um problema de baixa frequência atualmente, mas quando acontece é uma coisa de alta gravidade, por isso faz sentido colocarmos nossos recursos de segurança nisso", explicou o chefe de segurança do Uber, Joe Sullivan.

A empresa alega estar testando esse novo sistema com dezenas de milhares de motoristas nos últimos meses, e 99% do tempo as fotos se mostraram compatíveis com seus cadastros. Para fazer o reconhecimento, o Uber usa os Serviços Cognitivos da Microsoft, que é capaz de analisar rapidamente a semelhança entre a selfie tirada antes de aceitar uma corrida e a foto da conta do motorista. Caso as imagens não sejam correspondentes, a conta será temporariamente bloqueada enquanto a empresa avalia o caso.

A novidade deve começar a ser liberada em breve para motoristas de todas as regiões atendidas pelo Uber. No entanto, não há estimativa de quando ela chegue no Brasil.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Novo recorde do Pix: 297,4 milhões de transações em um único dia Avanços da IA: como funcionam as buscas online do Google? Militares britânicos testam laser que derruba drones a 650 km/h com precisão; assista Pix lança devolução para casos de golpe, fraude ou coerção; entenda