Ucrânia diz que negociação com Rússia tem “pausa técnica”

Publicado em 14/03/2022, às 17h18
Pexels -

CNN Brasil

A quarta rodada de negociações entre Rússia e Ucrânia teve uma “pausa técnica” nesta segunda-feira (14) e será concluída nesta terça (15). A informação foi de um dos principais negociadores ucranianos, Mykhailo Podoliak. Ainda nesta segunda, o secretário-geral da ONU, António Guterres, alertou que uma perspectiva de conflito nuclear está “dentro da possibilidade”. 

LEIA TAMBÉM

Sobre a negociação entre as delegações, Podoliak escreveu no Twitter: “Foi feita uma pausa técnica nas negociações até amanhã. Para trabalho adicional nos subgrupos de trabalho e esclarecimento de definições individuais. As negociações continuam…”. Antes do anúncio da pausa, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, classificou o encontro entre as delegações como “conversas difíceis”.

Os russos querem que a Ucrânia mude sua Constituição para resguardar neutralidade (fora da Otan), além de considerar Crimeia como território russo e reconhecer as repúblicas separatistas de Donetsk e Lugansk como territórios independentes.

Alarme nuclear

António Guterres soou na ONU nesta segunda-feira o alarme sobre a Rússia aumentar o nível de alerta para suas forças nucleares, descrevendo-o como um “desenvolvimento de arrepiar os ossos” e acrescentou que a perspectiva de um conflito nuclear estava de volta ao campo de “possibilidade”.

Em comentários na ONU, Guterres também disse que a organização alocaria mais US$ 40 milhões de seu fundo central de resposta a emergências para aumentar a assistência humanitária à Ucrânia. Ele alertou que a guerra poderia provocar uma “tempestade de fome”.

Ataques

Enquanto as negociações sofrem uma “pausa técnica”, os russos prosseguem com os ataques em diversas cidades ucranianas. A capital, Kiev, também foi alvo. Várias explosões pesadas foram relatadas. Algumas das explosões podem ter sido causadas por armas da defesa aérea ucranianas visando aeronaves russas ou mísseis de cruzeiro. Vários rastros de fumaça subindo ao céu puderam ser vistos do centro de Kiev, relatou a reportagem da CNN americana.

Também nesta segunda-feira, a Ucrânia busca retirar civis por 10 “corredores humanitários”, inclusive de cidades próximas à capital Kiev e na região leste de Luhansk, disse a vice-primeira-ministra Iryna Vereschuk.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Vídeo: ratazana surge a bordo de avião e provoca pânico entre passageiros Diretor de cinema Rob Reiner citou 'medo' do filho horas antes de ser morto Agente de condicional confessa relacionamento amoroso com detento em presídio de segurança máxima Brasileira e italiano morrem após paraquedas se chocarem durante salto