Ucrânia está pronta para lançar contraofensiva, diz Zelensky

Publicado em 03/06/2023, às 23h53
Reprodução/Twitter -

CNN Brasil

A Ucrânia está pronta para lançar sua tão esperada contraofensiva na guerra contra a Rússia, disse o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, em uma entrevista ao The Wall Street Journal.

LEIA TAMBÉM

“Acho que, a partir de hoje, estamos prontos para isso. Gostaríamos de ter certas coisas, mas não podemos esperar por isso por meses”, disse Zelensky sobre as tão esperadas manobras militares.

O presidente disse acreditar que a contraofensiva será bem-sucedida, mas não sabe ao certo quanto tempo levará.

“Todos sabem perfeitamente que qualquer contraofensiva no mundo sem controle nos céus é muito perigosa. Imagine o que um militar sente, sabendo que não tem um ‘teto’ e não consegue entender como os países vizinhos têm isso”, disse Zelensky sobre sua campanha obstinada por aliados para fornecer caças F-16 à Ucrânia.

De acordo com o WSJ, Zelensky reconheceu a superioridade da Rússia nos céus, acrescentando que a falta de proteção contra o poder aéreo russo significa que “um grande número de soldados morrerá” durante a contraofensiva.

“Se todo mundo sabe que precisamos de proteção para nossos céus, então qual é o problema em (nos dar) os jatos modernos? Qual é o problema?”, ele implorou.

Sobre a OTAN

Zelensky disse que entendia que a Ucrânia não seria capaz de ingressar na OTAN enquanto sua guerra contra a Rússia continuasse: “Não queremos estar na OTAN durante a guerra. É tarde demais agora. Devíamos ter estado lá antes”.

Todos os aliados da OTAN concordam que “a Ucrânia se tornará um membro da aliança”, disse o secretário-geral da OTAN, Jens Stoltenberg, na quinta-feira, antes da próxima cúpula da aliança, que deve ocorrer em Vilnius, Lituânia, em 11 e 12 de julho.

Zelensky, que espera garantir na cúpula que a Ucrânia pode ingressar na OTAN após a guerra, disse ao WSJ: “Se alguns países não nos veem na OTAN e não recebemos um sinal em Vilnius, acho que não faz sentido para a Ucrânia estar nesta cúpula.”

Questionado se achava que esse sinal seria dado, Zelensky respondeu: “Não sei. Serei honesto com você, não sei.”

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Corpo de médica é encontrado por funcionários dentro de freezer de loja Idoso atira no filho após reclamar de estar recebendo poucas visitas Brasileira que trabalha como babá em Portugal está desaparecida há 10 dias Relíquia da Segunda Guerra é encontrada em floresta após mais de 80 anos