Ufal aprova cota para pessoas trans nos cursos de graduação a partir de 2026

Publicado em 05/11/2025, às 08h08
- Divulgação

Pedro Acioli*

Ler resumo da notícia

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) aprovou, por meio do Conselho Universitário da Universidade Federal de Alagoas (Consuni), a criação de cotas para pessoas transexuais nos cursos de graduação. A decisão foi unânime e decidida em uma reunião ordinária realizada on-line nessa terça-feira (4).

LEIA TAMBÉM

De acordo com a Ufal, foi criada uma comissão para a elaboração da Política de Cota Trans em cursos de graduação da Ufal, sob a liderança da Pró-reitoria de Graduação (Prograd), que está responsável por encaminhar ao Ministério da Educação (MEC), até o final de novembro, toda a documentação que contempla a reserva de vagas para os candidatos do Sisu 2026.

A universidade já possuía cota para pessoas trans nos cursos de pós-graduação desde 2022, reservando 10% das vagas para esse público. Agora, a medida passa a valer também para os demais cursos. Ainda não foi divulgado qual percentual será destinado para a cota. 

O reitor da Ufal, Josealdo Tonholo, comemorou a aprovação: “Eu acho que a gente vai dar um salto ímpar na história da Universidade. Muito obrigado pelo carinho de todos vocês com essa pauta, que é a todos nós muito cara. Muito obrigado!”, disse logo após a votação.

A Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), em Itabuna (BA), foi a primeira instituição federal de ensino superior a criar política de cotas para pessoas trans e passou a ofertar vagas a candidatos que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas em 2018.

Atualmente, segundo a Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra), pelo menos 30 universidades federais já oferecem cotas trans a partir da graduação, entre elas a Universidade Federal do Rio de Janeiro, a Universidade de Brasília, a Universidade Federal Fluminense e a Universidade Federal de Santa Catarina. 

*Com informações da Ascom Ufal

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Matrícula online para estudantes novatos da rede estadual inicia nesta segunda (08) Uneal abre seleção para portadores de diploma com ingresso em 2026 Alagoas tem maior taxa de analfabetismo do país; Maceió lidera entre as capitais Provas de seleção para cinco cursos do Ifal são anuladas; entenda