Ufal decide não voltar às aulas presenciais; saiba a situação nas outras instituições de ensino

Publicado em 22/10/2020, às 16h31
Foto: Agência Brasil -

Eberth Lins com Redação

Embora autorizada pelo governador Renan Filho (MDB), a retomada de aulas presenciais para adultos não vai acontecer para todas as instituições de ensino na próxima segunda-feira (26). Isso porque ainda não há um consenso entre os estabelecimentos sobre a retomada ainda este ano.  

LEIA TAMBÉM

Conforme anúncio do governador, podem retornar, a partir da segunda-feira (26), aulas presenciais para adultos em todos os segmentos, incluindo cursos superiores, de línguas e profissionalizantes. O protocolo com as orientações sanitárias para o retorno das aulas, segundo apurou a reportagem, será publicado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) no Diário Oficial do Estado (DOE) da segunda-feira.

Ufal

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal), maior instituição de ensino de Alagoas, por exemplo, disse que não tem previsão de retorno das aulas presenciais, e que vai depender de determinações do Ministério da Educação (MEC).

Conforme portaria do MEC, que autoriza aulas remotas até dezembro de 2021, a Ufal vai manter o Período Letivo Excepcional (PLE), somente com aulas remotas, até janeiro de 2021. "A Ufal está com o PLE já iniciado até janeiro de 2021, quando vai avaliar os próximos passos", informou a instituição ao TNH1.

Por outro lado, outras instituições de ensino, públicas e privadas, ainda aguardam a publicação do protocolo estadual com orientações sanitárias para nortear a retomada e tomar as decisões.

Escolas Públicas de Maceió: aulas só em 2021

Pela manhã, a Secretaria de Educação emitiu nota informando que os órgãos municipais estariam elaborando o protocolo com as normas de funcionamento das escolas. Mas, em entrevista exclusiva ao Blog do Ricardo Mota, a secretária Ana Dayse Dórea informou que as aulas na rede municipal só retornam no ano que vem. Ela lamentou o encerramento do ano letivo com as escolas fechadas. Leia aqui matéria na íntegra.

Escolas Privadas

Segundo o Sindicato das Escolas Particulares de Alagoas (Sinepe/AL), as instituições, os estabelecimentos privados de educação já estão preparados para o retorno, assim que for autorizada a volta presencial das aulas para crianças e adolescentes. “Todas as escolas estão preparadas e têm definidas as medidas de segurança, aguardando somente o retorno. O setor está agonizando e precisa urgentemente voltar, inclusive porque estamos próximos do período de matrículas para 2021”, disse  a professora Barbara Heliodora, presidente do Sindicato. 

Escolas do Interior

Aos municípios do interior, o governador deixou a critério de cada prefeitura a decisão sobre a retomada das aulas. “Facultaremos aos municípios, também, participarem dessa liberação. Aquele prefeito que achar que não deve voltar com a educação para adultos neste momento pode entrar em contato com o Governo do Estado, porque nós vamos observar a situação específica. Nós, do Governo, não verificamos essa necessidade de não avançarmos em todas as cidades, mas se houver algum problema específico, vamos avaliá-lo”, declarou o governador Renan Filho, em transmissão ao vivo na quarta-feira (21).

Faculdades Privadas

O TNH1 entrou em contato com Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado de Alagoas (Sinepe/Superior), entidade responsável pelas instituições, para saber se as unidades estão seguras para o retorno, mas a reportagem foi informada de que a entidade só vai se pronunciar após a publicação do protocolo sanitário.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Matrícula online para estudantes novatos da rede estadual inicia nesta segunda (08) Uneal abre seleção para portadores de diploma com ingresso em 2026 Alagoas tem maior taxa de analfabetismo do país; Maceió lidera entre as capitais Provas de seleção para cinco cursos do Ifal são anuladas; entenda