Ufal realiza o “I Seminário de Internacionalização” nos dias 9 e 10 setembro

Publicado em 04/09/2025, às 11h34
- Arquivo

João Victor Souza

Nos dias 9 e 10 setembro, a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) promove o “I Seminário de Internacionalização Universitária da Ufal: percursos acadêmicos interculturais e inclusivos” (Semint), no auditório da Reitoria do Campus A.C. Simões (Maceió).

LEIA TAMBÉM

Realizado pela Assessoria Internacional de Intercâmbio (Asi), o evento tem como objetivo explorar ainda mais a relevância da internacionalização universitária, através de trocas de experiências e pesquisas acadêmicas, além de apresentar para a comunidade os trabalhos que já vêm sendo desenvolvidos pela ASI.

A programação inclui apresentações culturais, palestras e mesas redondas realizadas por servidores da universidade que trabalham com a internacionalização, professores de universidades estrangeiras, estudantes que fazem intercâmbio na Ufal. A Diretora do CNPQ, professora Dalila Oliveira e a coordenadora do Colégio de Gestores Internacionais, Cgrifes, professora Ana Berenice compõem a conferência de abertura, sobre o panorama da internacionalização do ensino superior no Brasil.

O seminário também destaca a presença da cônsul da Argentina, Julieta Grande, do diretor do Instituto Confúcio, Liu Liguang, e da secretária de Relações Internacionais da Universidade Nacional de Rosário, Patricia Rojo.

Para o Assessor da ASI, professor José Niraldo de Farias“O I Seminário de Internacionalização Universitária representa um marco para a Ufal porque nos coloca diante daquilo que a universidade deve ser: um espaço de encontro, de partilha e de abertura ao mundo. Durante esses dois dias, teremos a oportunidade de ouvir vozes de diferentes culturas, trocar experiências acadêmicas e compreender que a internacionalização não é um projeto distante, mas sim uma realidade que já faz parte do nosso cotidiano.”

“Mais do que receber professores e estudantes de outros países, esse seminário nos convida a repensar o papel da universidade como ponte entre saberes e as relações internacionais. Ele nos mostra que a internacionalização também é inclusão, porque amplia horizontes e garante que diferentes perspectivas possam se encontrar para construir conhecimento coletivo.” - Manuela Callou, coordenadora de projetos Internacionais

“Como bolsista da Assessoria de Intercâmbio Internacional da Ufal, posso afirmar que participar desse processo transforma a forma como enxergamos nossa trajetória acadêmica. Estar em contato com essas experiências nos inspira a pensar maior, a acreditar que nosso trabalho pode dialogar com o mundo e, ao mesmo tempo, valorizar nossas próprias raízes. Este seminário não é apenas um evento em nossa agenda, mas um convite para que todos nós estudantes, professores e comunidade acadêmica nos reconheçamos como parte ativa de uma universidade que aprende com o mundo e, ao mesmo tempo, tem muito a ensinar.” - Valter Soares, bolsista da ASI

A participação no evento é gratuita e garante certificado de 20 horas. As inscrições podem ser realizadas pelo link (clique aqui) ou por meio do QR code.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Concurso elege 'Melhor Pão Francês' de Alagoas; confira o resultado Alagoas tem mais de 3.500 moradias em construção; veja municípios contemplados Governador em exercício sanciona reajuste dos servidores do Judiciário de Alagoas Conheça os grandes vencedores do 32º Prêmio Guerreiros da Criação