Ufal suspende atividades por dois dias em Maceió, Rio Largo e Viçosa após chuvas fortes

Publicado em 19/05/2025, às 08h21
- Divulgação/UFAL

Redação

Em razão das fortes chuvas, a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) divulgou que suspendeu todas as atividades presenciais nos campi de Maceió, Rio Largo e Viçosa nos dias 19 e 20 de maio de 2025 (segunda e terça-feira (19).

Ainda de acordo com a Ufal, o Restaurante Universitário (RU) de Maceió funcionará apenas para o almoço de segunda-feira e seguirá atendendo exclusivamente às pessoas moradores da residência universitária.

LEIA TAMBÉM

Alerta meteorológico renovado

Na última noite, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) renovou o alerta meteorológico para chuvas fortes em Alagoas. A Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais, que monitora as condições meteorológicas atuais e os modelos numéricos de previsão do tempo, destacou que as rodadas mais recentes desses modelos indicavam a persistência de chuvas que devem elevar os acumulados para as regiões ambientais da Zona da Mata (com maior intensidade na metade norte da região) e Litoral, incluindo a região metropolitana de Maceió durante a noite de domingo, e se estendendo pela segunda-feira. Nas demais regiões, também há previsão de chuva de intensidade fraca a moderada neste período.

"A atuação de cavados em baixos e médios níveis da atmosfera, sobre o Oceano Atlântico na costa leste da região Nordeste do Brasil, está favorecendo a formação de áreas de nebulosidade convectiva e o escoamento em baixos níveis pode gerar rajadas de vento de
intensidade moderada. Há previsão de chuva de intensidade moderada no Estado de Alagoas.
Atenção especial para as regiões do Litoral e Zona da Mata, onde a formação de instabilidades pode gerar acumulados de chuva mais expressivos".

A Semarh revelou que há elevado risco de alagamentos, principalmente nas áreas com deficiência de drenagem urbana, elevação de pequenos riachos e aumenta significativamente o risco para deslizamentos em áreas de encosta. Nas demais regiões ambientais do Estado há previsão de chuva, porém sem risco associado.

 
Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Governador em exercício sanciona reajuste dos servidores do Judiciário de Alagoas Conheça os grandes vencedores do 32º Prêmio Guerreiros da Criação Daqui a pouco começa a maior premiação da publicidade alagoana Alagoas registra menor nível de pobreza da história, aponta IBGE