Ufal vai solicitar apoio ao estado para melhorar segurança no campus

Publicado em 04/02/2025, às 16h40
-

Ascom Ufal

Nesta terça-feira (4), o Conselho Universitário (Consuni) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) realizou sessão extraordinária para discutir o problema da falta de segurança na instituição, que levou à suspensão temporária de aulas presenciais em alguns cursos. Cinquenta conselheiros, representantes dos três segmentos –técnicos, estudantes e docentes– deliberaram e constituíram comissão para iniciar o diálogo com as forças de Segurança Pública do estado, a fim de buscar saídas para a segurança da universidade.

Na sessão, presidida pela reitora em exercício, Eliane Cavalcanti, com cerca de 4 horas de duração, a proposta apresentada para deliberação foi aprovada por ampla maioria, com apenas dois votos contrários e uma abstenção. Importante destacar ainda a deliberação de que esse trabalho da comissão instalada pelo Consuni vai se inteirar das possibilidades de patrulhamento e de segurança na Universidade pelas forças de Segurança Pública.

LEIA TAMBÉM



A comissão, com representação de cada segmento, além das indicações das entidades de classe [DCE, Sintufal e Adufal] e do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi), vai avaliar a situação e apresentar proposta de segurança para a Universidade para deliberação na próxima sessão do Consuni, marcada para a terça-feira (11). Enquanto isso, os técnicos e técnicas que trabalham no período da noite no Ichca, vão continuar exercendo as atividades em outro prédio da Universidade.

Durante a reunião, além dos conselheiros, vários representantes dos segmentos da instituição expressaram preocupação sobre a segurança na universidade, defenderam ações imediatas para resguardar a comunidade universitária como um todo, bem como debater o plano de segurança da Ufal.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Governador em exercício sanciona reajuste dos servidores do Judiciário de Alagoas Conheça os grandes vencedores do 32º Prêmio Guerreiros da Criação Daqui a pouco começa a maior premiação da publicidade alagoana Alagoas registra menor nível de pobreza da história, aponta IBGE