'Ultrassonografia' do solo do Pinheiro, Bebedouro e Bom Parto começa nesta segunda; veja cronograma

Publicado em 17/01/2020, às 16h33
Foto: Secom Maceió/Arquivo -

Ascom Braskem

Um novo estudo de sísmica nos bairros do Pinheiro, Mutange, Bebedouro e Bom Parto vai complementar dados já levantados e colaborar para a compreensão dos fenômenos geológicos registrados na região. Os trabalhos começam nesta segunda-feira, 20, e seguem até o dia 27.

LEIA TAMBÉM

A empresa responsável é a americana Panamerican Geophysical, reconhecida internacionalmente como especialista em pesquisas geofísicas. A ação foi apresentada previamente à Defesa Civil e contará também com o apoio da Guarda Municipal e da SMTT, para garantir a segurança e a comunicação necessárias durante a interdição dos trechos das ruas selecionadas para estudo.
 
O estudo de sísmica tem a finalidade de mapear e identificar o subsolo, ou seja, as camadas de rochas e componentes que estão embaixo da terra. Os dados são coletados por equipamentos  especiais, que formam uma imagem. O processo é semelhante ao ultrassom utilizado em diagnósticos médicos, só que com equipamentos e escalas muito diferentes. Os pontos de medição serão pequenos pinos colocados no acostamento das ruas indicadas no cronograma abaixo, ocupando áreas de aproximadamente 600 metros de extensão por vez. O estudo será acompanhado por instrumentos específicos, monitorando as atividades, evitando qualquer tipo de dano patrimonial na superfície e arredores.
 
Em caso de dúvidas, entre contato com o telefone 0800-006-3029, que recebe ligações gratuitas inclusive de celular, das 9h às 18h.


 
Conforme cronograma de trabalho, os estudos acontecem da seguinte forma:

Dia 19 – Início da interdição da faixa de acostamento (a cada 600m)
Dia 20 - Rua Prof. Mário Marroquim e Rua Clarêncio Jucá
Dia 21 - Rua Basileu de Meira Barbosa
Dia 22 - Rua Dr. Passos de Miranda
Dia 23 - Rua Rosalvo Prata e Rua Antônio Procópio
Dia 24 - Rua José Dionísio Sobrinho
Dia 25 - Rua Miguel Palmeira
Dia 26 - Av. Major Cicero de Góes Monteiro, Cônego Costa, Ladeira Prof. Benedito Silva, e Rua Dr. Oswaldo Cruz
Dia 27 - Ruas Pedro Beltrão, Carteiro João Firmino, Erasmo de Almeida Porongaba, Manoel Menezes, e Travessa Sen. Arnon de Melo

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Bombeiros controlam incêndios em imóveis na parte alta de Maceió; veja fotos Incêndio causado por curto-circuito destrói residência no bairro Feitosa, em Maceió Corpo encontrado boiando em Praia de Ipioca era de homem que havia ido pescar Banhistas recebem pulseiras de identificação nas praias de Maceió e do Francês