Um folião que merece homenagens

Publicado em 14/02/2026, às 12h50

Flávio Gomes de Barros

Carlos Roberto Peixoto Lima é engenheiro civil, capitão da reserva do Exército, foi prefeito da Barra de São Miguel e desde que alcançou a inatividade passou a se dedicar à cultura, como escritor e oxupante de cargos de gestão pública nessa área, se dedicando ultimamente de alguns anos para cá à atividade de produtor cultural.

LEIA TAMBÉM

Costumo me referir a Carlito Lima como “O herói da resistência”, pelo seu empenho em fazer valer as tradições culturais de Alagoas.

Há 9 anos, tal e qual um Dom Quixote, ele resolveu ousar e criou o Bloco Nega Fulô, para sair à rua nas tardes de domingo de Carnaval.

“Uma estupidez”, “uma coisa que não tem como dar”, “vai ser um fracasso...”

Era dessa forma que seus próprios amigos encaravam sua ideia, porque havia muitos anos que Maceió deixara de ter Carnaval – as pessoas se davam por satisfeitas apenas com os eventos de pré-Carnaval

Pois o que seria apenas um sonho, um devaneio de alguém que adora fazer cultura, está se tornando realidade.

O Nega Fulô foi atraindo outras iniciativas semelhantes e basta dizer que amanhã, a partir das 15 horas, sairá pela orla de Ponta Verde acompanhado de outras 8 agremiações carnavalescas.

Atrás dele estarão seguindo os blocos Sonho Encantado, Só Vai Quem Chupa, Bonecos da Cidade, Poço na Folia, Beijoca na Boca, Mamãe Eu Quero e o Bloco do Zé Pereira.

O sucesso tem sido tanto que o grupo passou a se chamar “Blocão do Domingão” e vai desfilar também na próxima 3a feira à noite no bairro histórico de Jaraguá, com concentração na Praça Dois Leões.

Aliás, a Prefeitura de Maceió encampou a ideia de Carlito Lima e a partir deste sábado passa a oferecer uma programação para os quatro dias de Carnaval (confira os detalhes aqui mesmo, no TNH1).

Carlito Lima provou mais uma vez, repetindo o poeta, que um sonho que se sonha compartilhado por outros se transforma em realidade.

Parabéns também a Myriel Neto, presidente da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), pelo “Carnaval é Massa”.

 

 

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Para Renan Filho, concorrer de novo ao governo é missão Um embate civilizado na Câmara de Maceió Deputada Heloísa Helena diz por que apoia CPMI do Banco Master Alfredo Gaspar: "Senadores se escondem para não fiscalizar o STF"