Um milhão de mudas serão plantadas para reflorestar matas ciliares

Publicado em 09/06/2018, às 17h36

Redação

Alagoas dá mais um importante passo na proteção ambiental com o lançamento oficial do Programa “Planta, Alagoas”. Na sexta-feira (8), o governador Renan Filho e o secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Alexandre Ayres, autorizaram a doação de um milhão de mudas nativas para reflorestamento das matas ciliares, bem como para utilização na recuperação das áreas degradadas pelos antigos lixões.

LEIA TAMBÉM

O programa foi lançado durante uma solenidade no Palácio República dos Palmares, com a presença de representantes da Assembleia Legislativa do Estado, do deputado federal Marx Beltrão, Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), Ministério Público Estadual (MPE) e Instituto do Meio Ambiente (IMA).

“O Estado firma um compromisso importante com a sociedade e com a gestão ambiental ao projetar o reflorestamento das matas ciliares”, afirmou o secretário Alexandre Ayres, ao destacar a atuação conjunta neste processo nos próximos quatro anos.

“É mais um passo relevante dado pelo Governo de Alagoas e pela Semarh. Após atuarmos de forma planejada para finalizar os lixões, partimos agora para o reflorestamento das matas ciliares, bem como ajudar na recuperação das áreas degradadas pelos antigos lixões. Neste contexto, cada agente faz a sua parte. A Semarh vai doar um milhão de mudas, as prefeituras irão realizar o plantio e os Comitês de Bacias Hidrográficas do Estado de Alagoas irão fiscalizar o plantio”, acrescentou o secretário.

Fortalecimento

Ainda na solenidade, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos cedeu um veículo Sandero para a Associação dos Comitês de Bacias Hidrográficas. Para Alexandre Ayres, a cessão do carro será relevante para que os comitês desenvolvam as suas funções na proteção dos recursos hídricos.

“Em 2016, a Semarh superou mais um desafio ao reativar os Comitês de Bacia. Estão ativos os Comitês do Complexo Estuarino Lagunar Mundaú-Manguaba,  São Miguel, Pratagy, e Região Hidrográfica de Coruripe”, frisou o secretário.

Outro destaque na solenidade diz respeito ao convênio firmado pela Semarh com  o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) para promover a capacitação dos catadores de reciclados de 14 cooperativas que atuam em Maceió, Arapiraca, Marechal Deodoro, Piranhas, Delmiro Gouveia, Palmeira dos Índios, Quebrangulo, São Miguel dos Campos, Campo Alegre e Coruripe.

O convênio foi assinado pelo secretário Alexandre Ayres e pelo presidente do Sebrae, Marcos Vieira, e contou com a presença de representantes dos catadores de reciclados.

Já a assinatura entre Semarh e Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do Estado (Sidicombustíveis-AL) autoriza a concessão de outorga para o uso da água, bem como a implantação do Programa de Reuso da Água. O termo foi assinado pelo secretário Alexandre Ayres e pelo presidente da entidade, James Thorp.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

TV Pajuçara promove leilão solidário de guitarra autografada pelo Biquini Cavadão Prêmio Master Ademi celebra os destaques do mercado imobiliário alagoano Festa Para Sempre Marista celebra 120 anos de história e reencontros no Colégio Marista Maceió Morre a pesquisadora e ambientalista Anita Studer