“Um pirão pra chamar de seu…”

Publicado em 27/01/2017, às 11h21
-

Redação

Eu amo pirão, seja ele de carneiro, galinha, carne, peixe… A mistura da farinha da mandioca com o caldo temperado das carnes cozidas é a gloria da cozinha brasileira. É tão divino, que aprecio a iguaria sem acompanhamentos, chego até a  desprezar o arroz. Em Alagoas,  é muito comum pirão com galinha, carneiro, e o famoso chambaril (osso buco com legumes).  Graças à dica do seguidor do meu blog, advogado e vice- presidente da OAB/AL, Edvaldo Maiorano (@maioranoadvocacia), conheci a Casa do Pirão, no bairro de Cruz das Almas, lugar simples e rico de sabores.

LEIA TAMBÉM

Casa do Pirão, o nome já diz tudo. Tem nas versões: galinhada, cozido (chambaril), rabada, carneiro e carne de sol (com pirão de leite) .

Pirão: resultado do casamento com farinha e o caldo de legumes e carnes

E o bacana é que você tem “um pirão pra chamar de seu”, porque as porções são individuais e na medida certa. Sem discussões à mesa, ou seja, podemos escolher o nosso predileto e até mesmo compartilhar. O preço é assustador (de bom). É que,  com R$ 13,00, você tem direito ao pirão, galinha velha, arroz e salada de tomate e cebola. E o sabor é de lamber os beiços.

Pirão com galinha velha

Éramos em dupla. Eu provei o de galinha velha e o chambaril, difícil dar o veredito final. Pirão bem temperado, textura boa. O de galinha é guisado e é nota dez, a carne macia. Já o chambaril, acreditem,  é abençoado. Os legumes , couve, batatas doce e inglesa, com um pouco de caldo, é pra comer rezando. Não sobrou nada. Devorei junto com o pirão.

O clássico cozido com osso buco (chambaril) e legumes

Bolão – No cardápio tinha pastel de camarão, mas, infelizmente às 14h, já tinha se esgotado. Então Amanda Cris,  a neta da Maria José da Silva, a chef do lugar, sugeriu bolinho de macaxeira com charque.  Achei que iria comer os tradicionais, os que vêm com carne triturada, mas errei feio. Primeiro, é um bolão delicioso de macaxeira com queijo ralado, e o charque é em cubinhos refogados. Quem faz é neta da Maria, Amanda . Danado de bom. Porção generosa para ser partilhada.

“Modesto” bolinho de macaxeira com charque refogado, simplesmente maravilhoso

Família – A Casa do Pirão só tem três meses de vida e conquistou meu coração já na primeira garfada. Quem comanda o empreendimento é família da pernambucana Maria José da Silva, que falou comigo e saiu correndo, porque é noveleira. “Eu faço tudo de manhã, depois minha família assume o fogão e as panelas”, diz a pernambucana, da cidade do Brejo da Madre de Deus.

Maria José: chef da Casa do Pirão em Cruz das Almas

Há mais de 20 anos, Maria trocou o Brejo da Madre de Deus pela cidade alagoana de Jacuípe. No ano passado, a convite da neta Amanda Cris, veio morar em Maceió. Junto com a família de cinco pessoas, ela abriu o pequeno empreendimento “Casa do Pirão”. “Aprendi a cozinhar quando tive filhos e, no final de semana, a gente fazia pirão para reunir a família”, contou.

A casa é um lugar simples, pequeno. Não tenha pressa, espere ou encomende (com uma hora de antecedência) porque o pirão é valioso, um dos pratos mais brasileiros ,já dizia o mestre Gilberto Freyre.

Maiorano, muita grata pela preciosa dica.

Rota Casa do Pirão

Preços das carnes com pirão: de R$13,00 até 21,00 (para uma pessoa, mas é bem servido) – Aceita-se cartões.

Funciona de quarta a domingo, das 11 até as 17h

Rua Senador Ezequias da Rocha, 210 – Cruz das Almas – Telefone: (82) 99666.7512/ (82) 99103.7693.

Como chegar: Depois da Leroy Merlin Maceió, primeira rua à direita (sentido praia)

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Bodega do Sertão é nosso filé Que maravilha de cookie!!! Sá Menina também é Natal Já é Natal, que tal um chocotone da Syl?