Flávio Gomes de Barros
Instituições públicas e privadas têm a prática, nem sempre salutar, porém bastante frequente, de conceder comendas, medalhas, títulos de cidadania e honrarias do tipo de forma indiscriminada.
LEIA TAMBÉM
Naturalmente que, pela proliferação dessas homenagens, muitos dos contemplados não se fazerem merecedores.
Nesta segunda-feira, 5, a Assembleia Legislativa de Alagoas estabeleceu uma honrosa exceção, ao homenagear a norte-americana naturalizada brasileira Nancy Virgínia Karns Lyra com a Medalha de Mérito Lily Lages e o título de Cidadã Honorária de Alagoas, acatando proposta da deputada estadual Fátima Canuto (MDB)
Virgínia Lyra é viúva do empresário e senador Carlos Benigno Pereira de Lyra Neto, que marcou época como um dos expoentes do agronegócio em Alagoas.
“Dona Virgínia é uma visionária que, ao lado do seu esposo, trabalhou em prol da sociedade alagoana trazendo emprego e renda, mas principalmente cuidando das pessoas”, disse Fátima Canuto na sessão da ALE.
Além da atuação empresarial, dentre as ações sociais em prol dos colaboradores do Grupo Carlos Lyra uma se ressalta: a educação.
Para se ter ideia, mais de 15 mil alunos concluíram seus estudos na Escola Conceição Lyra, em São Miguel dos Campos, idealizada e implementada pela homenageada, dentre eles seus próprios netos, que compartilharam os bancos escolares com filhos dos funcionários das suas empresas.
Vários desses filhos de trabalhadores souberam valorizar o ensino gratuito que lhes foi proporcionado pela visão de Virgínia Lyra e hoje exercem atividade profissional no exterior, graças ao impulso inicial recebido.
Nancy Virgínia Karns Lyra nasceu em 24 de agosto de 1932, em Fort Wayne, Indiana (Estados Unidos), realizou estudos superiores em Letras na Faculdade de Saint Francis, em sua terra natal, e em 1951 casou-se com Carlos Lyra Neto e se estabeleceu em Alagoas.
Ambos tiveram dois filhos: Robert Lyra e Elisabeth Lyra – casada com o senador Fernando Farias (MDB/AL).
LEIA MAIS
COMUNICADO Com Boulos no Planalto, Lula tenta reconstruir a esquerda O coração dividido de Luciano Barbosa Ufal é destaque em novas variedades de cana-de-açúcar