Uma curiosa revelação sobre Toroca, político e desportista bastante identificado com o CRB

Publicado em 31/05/2023, às 07h39

Redação

Faleceu nesta madrugada, aos 89 anos, Walter Pitombo Larangeiras, o Toroca, que exerceu vários cargos políticos em Alagoas e atualmente era presidente da Confederação Brasileira de Voleibol e um dos grandes desportistas alagoanos da sua geração.

LEIA TAMBÉM

Era bastante identificado com o CRB, pois no clube foi atleta, técnico de voleibol, dirigente e algumas vezes presidente.

Uma curiosidade que poucos sabem: apesar dessa profunda ligação com o CRB, Toroca chegou em Maceió ainda garoto e na época torcia pelo CSA, pois era torcedor do Santa Cruz, de Penedo, sua cidade natal, clube que tinha as cores azul e branca.

No bairro maceioense de Pajuçara, onde passou a residir, na época reduto do CRB, em pouco tempo “virou a casaca”, influenciado pelos vizinhos, e se tornou um apaixonado torcedor do maior rival do CSA.

Era também ardoroso torcedor do Flamengo, do Rio de Janeiro.

Transcrevemos, a seguir, um texto postado no mês passado aqui em “Contextualizando”, sobre a homenagem recebida por Walter Pitombo Larangeiras (assim mesmo, com g) da Confederação Brasileira de Voleibol:

“A Confederação Brasileira de Voleibol passou a ter uma sede própria e, por decisão da assembleia geral da entidade, o local foi denominado de ‘Sede Walter  Pitombo Larangeiras – Toroca’, homenageando o desportista alagoano que é o seu atual presidente.

A sede da CBV está instalada no 3o andar do Bloco 2 do Condomínio Ion, na Avenida das Américas, 1650, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro.

Nascido em Penedo,Toroca, atualmente com 89 anos de idade, foi jogador, técnico e presidente da Federação Alagoana de Voleibol, além de presidente por muitos anos da antiga FADA – Federação Alagoana de Desportos Amadores e do CRB – Clube de Regatas Brasil.

Como técnico de voleibol feminino do CRB, representando Alagoas conquistou o Campeonato Sul-americano da categoria, o maior feito da história do clube até hoje.

Esse protagonismo como desportista incentivou Toroca a entrar na política, tendo sido deputado estadual, vereador, presidente da Câmara Municipal de Maceió e prefeito interino da Capital.

Afastado da política, nos últimos 10 anos dedica-se à presidência da Confederação Brasileira de Voleibol, após ter sido seu vice-presidente por 20 anos.”

O sepultamento de Toroca está previsto para 17 horas de hoje, no Parque das Flores.

 

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

COMUNICADO Com Boulos no Planalto, Lula tenta reconstruir a esquerda O coração dividido de Luciano Barbosa Ufal é destaque em novas variedades de cana-de-açúcar