Uma década depois, times brasileiros repetem noite desastrosa e perdem na Libertadores

Publicado em 19/05/2021, às 09h00
São Paulo perdeu para o Racing-ARG em casa | STAFF Conmebol -

Ogol

A noite tinha tudo para coroar a boa participação brasileira na fase de grupos da Copa Libertadores. São Paulo e Fluminense, inclusive, precisavam apenas empatar para verem confirmadas suas presenças nas oitavas de final, por antecipação. Mas os tricolores caíram em seus domínios, e se juntaram a Palmeiras e Santos, também derrotados nesta terça-feira, na pior noite brasileira em uma década.

LEIA TAMBÉM

É preciso voltar para 2011 para lembrarmos de uma noite tão desastrosa para os brasileiros na Libertadores. Na realidade, o vexame em 2011 foi significativamente maior, embora com o mesmo número de derrotas - quatro, no dia 4 de maio. Internacional, Cruzeiro, Fluminense e Grêmio não foram apenas derrotados naquela edição: foram também eliminados juntos nas oitavas de final. Apenas o Santos, que havia entrado um dia antes em campo, avançou de fase, e terminou por conquistar o título.

O peso da derrota desta terça-feira não é o mesmo, mas para dois clubes em especial os pontos perdidos podem fazer muita falta. O Fluminense, invicto até então, continua líder no grupo D, que ganhou o apelido de "Grupo da Morte", apesar da derrota por 2 a 1 no Maracanã para o Junior Barranquilla. Mas, com oito pontos, terá de buscar a classificação na rodada final na Argentina, contra o River Plate. O resultado necessário dependerá do outro jogo da chave na rodada, com um River (seis pontos) desmantelado pelo Covid contra o lanterna Santa Fe (dois pontos), que volta com tudo a disputa em caso de vitória e disputará a vaga contra o Junior, que chegou aos seis pontos.

O outro clube que viu sua missão se tornar mais delicada foi o Santos. A derrota para o The Strongest, na altitude, por 2 a 1, fez o clube estacionar nos seis pontos, empatado com o rival e com o Boca Juniors, que joga pela rodada contra o Barcelona, dono de nove pontos. O time equatoriano será o rival santista na última rodada, e o jogo será lá.

Para o São Paulo, que jogou com os reservas pensando na final contra o Palmeiras no Paulista, a derrota sequer liga o alerta. O grupo E ajuda o Tricolor Paulista, dono de oito pontos e na segunda posição, mas com cinco de vantagem sobre o Rentistas, que chegará a seis se vencer o eliminado Sporting Cristal. O rival na última rodada é justamente o Sporting, no Morumbi, e a eliminação dependeria ainda de uma vitória do Rentistas sobre o Racing, na Argentina. É pouco provável que a combinação de resultados aconteça.

Já o Palmeiras perdeu a sua invencibilidade na Copa Libertadores, mas não fará a mínima diferença. O Alviverde não apenas está garantido para as oitavas de final, como tem sua liderança garantida no grupo A.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Novo técnico do Real Madrid defende Vini Jr após vaias em campo: 'Carregou o time' Brasil encerra 2025 na 5ª posição do ranking de seleções da Fifa Saiba quem são os "velhos conhecidos" do Brasil na primeira fase da Copa Ancelotti elogia Marrocos e cita 'grupo difícil' para o Brasil na Copa do Mundo