Flávio Gomes de Barros
O jornalista Robson Bonin, um dos colunistas mais influentes da revista "Veja", vez por outra tem divulgado fatos relacionados a políticos de Alagoas que se destacam nacionalmente.
LEIA TAMBÉM
Uma das suas últimas publicações aborda o episódio da reunião, semana passada, de Arthur Lira (PP/AL) com lideranças partidárias, à revelia de Hugo Motta Republicanos/PB), presidente da Câmara dos Deputados.
No encontro com esses líderes, Lira tratou da mudança de foro privilegiado em processos envolvendo parlamentares no Supremo Tribunal Federal.
Diz Robson Bonin em sua coluna:
"Arthur Lira atuou como um guia de Hugo Motta no botim bolsonarista na Câmara. Numa conversa, aconselhou Motta a apoiar a pauta do fim do foro privilegiado no STF coo ua reafirmação dos poderes do Legislativo.
Não que Lira seja contra o STF, mas a decisão de Alexandre de Moraes de colocar tornozeleira eletrôncia no senador Marcos do Valuniu a todos no Parlamento. "Se a gente não reagir, amanhã serão utro com tornozeleira aqui dentr", disse a Motta, segundo um aliado.
Davi Alcolumbre (presidente do Senado) alertou Moraes de que a situação política dele no Senado se agravou. A tornozeleira em Do Val despertou o espírito corporativo de alfuns senadores, que agora apoiam a agenda bolsonarista contra o ministro."
Fica reforçado o sentimento de que o parlamentar alagoano é, reconhecidamente, a "eminência parda" da Câmara dos Deputados que presidiu por duas gestões.
Ou, como queiram outros, é a "sombra" do hoje titular Hugo Motta.
LEIA MAIS
COMUNICADO Com Boulos no Planalto, Lula tenta reconstruir a esquerda O coração dividido de Luciano Barbosa Ufal é destaque em novas variedades de cana-de-açúcar