Uma porta, um farol e uma pessoa: este é o menor carro do mundo

Publicado em 05/06/2016, às 13h30

Redação

Se você achava que essa onda de carros menores, mais voltados para os ambientes urbanos, é uma coisa atual, você precisa conhecer o Peel P50: ele foi o detentor do recorde de menor carro do mundo por mais de 50 anos desde a sua criação, em 1962. Menor até mesmo que o Mini Cooper original e o BMW/Romi Isetta.

LEIA TAMBÉM

A história do pequeno veículo começou na Ilha de Man, onde o P50 foi idealizado por Cyril Cannell, dono da Peel Engineering Company. O carro foi desenhado para ter apenas uma porta, um farol e três rodas – duas na frente e uma atrás –, além de ser equipado com um motor de 40 cilindradas, os mesmos encontrados em scooters e motonetas.

Ele era vendido por £198, aproximadamente R$ 990, e fazia aproximadamente 35 quilômetros por litro de gasolina, o que lhe rendeu o rótulo de ser "mais barato que andar a pé". Cannell criou o P50 para ser um carro ultracompacto, especialmente voltado para o transporte diário entre casa e trabalho de uma pessoa adulta – sendo que era só o que cabia dentro do veículo: um adulto e uma pasta de documentos.

No entanto, o sucesso não foi o esperado, já que apenas 50 unidades do P50 foram produzidas – hoje em dia, apenas 27 ainda existem, fazendo com que ele seja um dos carros mais raros do mundo.

Uma porta, um farol e uma pessoa: este é o menor carro do mundo
Uma porta, um farol e uma pessoa: este é o menor carro do mundo
Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Empresária descobre de uma hora para outra ser a pessoa 'mais rica do mundo'; entenda Suprema Corte dos EUA derruba tarifas de Trump Após insinuação de Obama, Trump afirma que vai liberar documentos sobre ETs Influenciadora perde 140 mil seguidores após falha em filtro revelar sua aparência verdadeira; veja