Uma vitória da cidadania

Publicado em 12/01/2026, às 09h14

Flávio Gomes de Barros

Por decisão do Juiz de Direito plantonista Edmílson Machado de Almeida, que acatou entendimento do Promotor de Justiça Jorge Luiz Bezerra da Silva, substituto da Comarca de Paripueira, foi cancelado o show "Pé na areia - Sofre comigo", que aconteceria neste domingo, 11, à tarde, numa área de reserva ambiental na orla da cidade, pela perspectiva de danos ao meio ambiente e incômodo aos moradores das casas em frente ao local.

LEIA TAMBÉM

A determinação judicial demonstra que mesmo diante de posições autoritárias, impostas à base da arrogância e da prepotência, sem qualquer comunicação prévia à comunidade interessada, é possível se alcançar o exercício pleno da cidadania.

Nesse caso, moradores na condição de eventuais prejudicados agiram estritamente dentro da legalidade: sem manifestações públicas, sem protestos na rua, mas simplesmente seguindo as regras democráticas de civilidade - procurando diretamente as autoridades constituídas.

O episódio nos proporciona um belo exemplo de exercício de cidadania por parte dos que buscaram a tutela do Estado às suas pretensões e, especialmente, do Ministério Público e do Poder Judiciário.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Está traçado o roteiro para um amplo acordo político Polêmica sobre o solo de Maceió ganha novo ingrediente PF: "Careca do INSS entregou dinheiro a ex-assessor de senador" Engenheiro contesta hipótese de que bairro da Ponta Verde vai afundar