Uncisal dá início à preparação para o vestibular 2020

Publicado em 08/04/2019, às 18h38
Divulgação/Uncisal -

Assessoria

Uma reunião realizada nesta segunda-feira (8), entre o reitor Henrique de Oliveira Costa e representantes da Comissão de Processos Seletivos (COPRES), marcou o início da preparação para o vestibular 2020 da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal). O encontro teve como propósito alinhar ações e estabelecer o planejamento que vai garantir a qualidade e a lisura do processo seletivo.

LEIA TAMBÉM

Conforme decisão do Conselho Superior Universitário (Consu), ficou definido que, no próximo vestibular, haverá duas formas de ingresso na Uncisal: a realização de processo seletivo próprio e a adesão ao Sistema de Seleção Unificada (SiSU).

Serão realizados por meio de vestibular próprio as seleções para os cursos de Medicina, Enfermagem, Fonoaudiologia, Fisioterapia, Terapia Ocupacional e Radiologia. Deverão ser realizados por meio do SiSU as seleções para os cursos de Sistemas para Internet, Tecnologia de Alimentos e Segurança no Trabalho.

De acordo com a professora Ângela Peres, que preside a COPRES, a ideia do Consu ao aprovar uma nova forma de acesso à universidade é elevar o número de concorrentes em cursos com baixa adesão, o que acaba por fortalecê-los. “O Consu aprovou que os cursos com concorrência menor que um candidato por vaga teriam como processo seletivo o SiSU. Isso significa dizer que pessoas de todo o Brasil poderão concorrer, o que, valoriza a nossa instituição”, explicou.

Outra novidade na seleção deste ano é que o conteúdo programático do vestibular Uncisal 2020 deverá estar em consonância com o conteúdo cobrado no Exame Nacional do Ensino Médio. A ideia é que os estudantes otimizem os estudos, sem riscos de se depararem com um edital que destoe do conteúdo aprendido ao longo do ano.

“Nossa proposta é garantir a qualidade do vestibular Uncisal, como fizemos no último ano. Isso significa que o aluno não será pego de surpresa e que poderá se preparar ao longo deste ano; que, assim como no último processo seletivo, nós tenhamos uma banca reconhecida tecnicamente pela sua capacidade; e que os cursos da Uncisal saiam fortalecidos”, destacou o reitor da Uncisal, professor Henrique de Oliveira Costa.

O gestor pontuou que a universidade tem buscado aprimorar, ano após ano, o processo de seleção. “É um compromisso nosso a lisura do vestibular da Uncisal. Nós queremos uma seleção justa, com transparência, que seja capaz de selecionar os melhores e dar oportunidades a quem mais precisa. Para isso, estamos ouvindo a nossa comunidade a todo momento”, concluiu Henrique Costa.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Matrícula online para estudantes novatos da rede estadual inicia nesta segunda (08) Uneal abre seleção para portadores de diploma com ingresso em 2026 Alagoas tem maior taxa de analfabetismo do país; Maceió lidera entre as capitais Provas de seleção para cinco cursos do Ifal são anuladas; entenda