União libera expediente menor a servidores em jogos do Brasil; veja regras

Publicado em 11/11/2022, às 13h43
Lucas Figueiredo / CBF -

Uol

O ministério da Economia publicou hoje uma portaria que orienta órgãos da administração pública federal sobre o horário de trabalho de servidores públicos em dias de jogos do Brasil na Copa do Mundo do Qatar, que começa no dia 20 de novembro. A portaria é assinada pelo ministro Paulo Guedes.

LEIA TAMBÉM

Ela estabelece orientações facultativas — ou seja, não obrigatórias — para "órgãos e entidades integrantes da administração pública federal direta, autárquica e fundacional", com a abrangência de servidores públicos, empregados públicos, contratados temporários e estagiários.

As sugestões são as seguintes, com base no horário de Brasília:

Todas as horas não trabalhadas deverão ser posteriormente compensadas no período entre 1º de dezembro de 2022 até dia 31 de maio de 2023, com a limitação de duas horas a mais por dia de trabalho. Quem não pagar as horas terá desconto proporcional na remuneração.

Os parâmetros mudam para os servidores dependendo de sua participação no Programa de Gestão de cada órgão. Segundo a portaria:

O Ministério da Economia ressalta que os serviços considerados essenciais deverão ter "a integral preservação e funcionamento" garantidos pelos dirigentes.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Novo golpe do Pix engana comerciantes e dinheiro simplesmente some; entenda Justiça ordena prisão do goleiro Bruno após descumprimento de livramento condicional Veja fotos de Daniel Vorcaro na cadeia, sem barba e com cabelo aparado "Peleleca" viraliza após vazamento de diálogos entre Daniel Vorcaro e a namorada