Unicef promove encontro para debater desigualdade em Maceió

Publicado em 16/12/2015, às 14h48
-

Redação

Unicef promove encontro para debater desigualdade em Maceió (Crédito: Divulgação)

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) está promovendo, nos dias 16 e 17 de dezembro de 2015, o Encontro de Parceiros da Plataforma dos Centros Urbanos (PCU) em Maceió, com o objetivo de socializar e avaliar ações em curso para reduzir as desigualdades que afetam à vida da criança e do adolescente.

O encontro envolve autoridades do UNICEF, como sua representante adjunta no Brasil, Esperanza Vives e a Coordenadora da Nacional da Plataforma dos Centros Urbanos, Luciana Phebo; representantes da Prefeitura Municipal de Maceió, da comunidade acadêmica, do setor privado, de parceiros técnicos e dos jovens da Rede de Adolescentes por uma Cidade Justa e Sustentável.

Para Luciana Phebo, o evento objetiva reunir diversos parceiros para pactuar ações que elevem a qualidade de vida dos jovens, independentemente de onde ele viva. “A PCU atua com o objetivo de reduzir as desigualdades sociais, reunindo parceiros diferentes para abraçar uma mesma causa. Queremos construir uma cidade que ofereça oportunidades, independente se o jovem mote na grota do Moreira ou na ponta verde”.

O Plataforma dos Centros Urbanos analisa a cidade a partir de 10 indicadores que revelam desigualdade intramunicipais, de forma desagregada por região. “Os índices médios das cidades escondem as desigualdades existentes de forma particular em alguns bairros, é preciso analisar a cidade sob ‘lente da desigualdade’. Só assim será possível fechar as fendas existentes na cidade”, explica Phebo.

Na mesa de abertura, o jovem Odilon Matheus, 18 anos, ressaltou a importância do UNICEF, em parceria com Centro de Educação Ambiental São Bartolomeu, ter criado a Rede de Adolescentes por uma Cidade Justa e Sustentável, como parte da PCU em Maceió.

“A PCU e a Rede de Adolescentes mostrou que o jovem pode ter uma alternativa. Aprendemos que os jovens têm direitos e podem lutar por eles. A rede é uma base para mostrar que podemos mudar, ela nos diz: ‘você pode!’”, afirmou Matheus.

O Encontro de Parceiros da PCU conta com a participação da Prefeitura de Maceió e de suas secretarias, do Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente, do Conselho Estadual de Direitos da Criança e do Adolescente, do Centro de Educação Ambiental São Bartolomeu, do Instituto Paulo Montenegro, entre outros.

Sobre a PCU

A Plataforma dos Centros Urbanos é uma contribuição do UNICEF na busca de um modelo de desenvolvimento inclusivo das grandes cidades, que reduza as desigualdades que afetam a vida de suas crianças e seus adolescentes garantindo, a cada um deles, maior e melhor acesso à educação de qualidade, saúde, proteção e oportunidades de participação.

A primeira edição da PCU foi realizada no período entre 2008 e 2012, abrangendo municípios do Rio de Janeiro e São Paulo. Os avanços e as lições aprendidas nessa primeira experiência da PCU foram expandidos para outros centros urbanos brasileiros e assim, a segunda edição do projeto – que abrange o período 2013/2016 – contempla oito capitais: Belém, Fortaleza, Maceió, Manaus, Rio de Janeiro, Salvador, São Luís e São Paulo.



Fonte: Assessoria


Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

TV Pajuçara promove leilão solidário de guitarra autografada pelo Biquini Cavadão Prêmio Master Ademi celebra os destaques do mercado imobiliário alagoano Festa Para Sempre Marista celebra 120 anos de história e reencontros no Colégio Marista Maceió Morre a pesquisadora e ambientalista Anita Studer