Unidade de Jacarecica passa a ser referência em síndromes gripais

Publicado em 28/05/2020, às 14h30
Usuários serão recebidos por profissionais que farão os encaminhamentos necessários | Ascom/SMS -

Secom Maceió

Buscando ampliar o atendimento aos maceioenses em mais uma estratégia de enfrentamento ao novo coronavírus, a Unidade de Saúde Maria Conceição Fonseca Paranhos, em Jacarecica, passa a atender, a partir desta sexta-feira (29), apenas pacientes com sintomas leves de síndrome gripal, como febre, tosse, dor de garganta, dor de cabeça e dor no corpo.

LEIA TAMBÉM

A unidade será reaberta após um período de reformas estruturais e funcionará todos os dias da semana, em regime de plantão, das 7h às 19h. Os usuários da unidade continuam sendo atendidos na Unidade de Saúde do Riacho Doce (Atenção Básica e Especializada), como já ocorria durante a reforma.

“A unidade de referência em síndromes gripais de Jacarecica obedece às mesmas regras de estrutura e funcionamento que as outras três, contando com salas de triagem, atendimento médico, observação, procedimentos, medicação, farmácia, testagem, coleta e realização de exames laboratoriais e de imagem. Além disso, tem o espaço para a equipe do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS), responsável pela notificação dos casos”, afirma Virgínia dos Anjos, coordenadora geral dos Distritos Sanitários de Maceió.

O atendimento dos pacientes na unidade funciona de acordo com fluxo Fast-Track, proposto pelo Ministério da Saúde: triagem (conforme o Protocolo de Manchester), registro do atendimento (prontuário) e atendimento médico. De acordo com o caso, o paciente seguirá em observação ou, em casos de maior gravidade, será encaminhado – na ambulância disponibilizada para cada unidade – para unidades de urgência ou emergência.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, José Thomaz Nonô, a ampliação de unidades específicas para triagem e atendimento de sintomas leves é fundamental para que os casos não se agravem. “Nós estamos ampliando essas unidades sentinelas para que a população tenha locais específicos e seja assistida ainda no começo, com sintomas mais leves da doença, seja de coronavírus ou algum tipo de gripe”, explica.

Outras unidades

A população com sintomas de síndromes gripais pode buscar atendimento na UBS Walter Lima (Santa Amélia), UBS Jorge Duarte Quintela (Graciliano Ramos) e na UBS Novo Mundo. Lembrando que para fazer o teste rápido, o paciente precisa estar no oitavo dia do aparecimento dos sintomas de infecção pelo novo coronavírus, pois o teste pode dar falso negativo.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Bombeiros controlam incêndios em imóveis na parte alta de Maceió; veja fotos Incêndio causado por curto-circuito destrói residência no bairro Feitosa, em Maceió Corpo encontrado boiando em Praia de Ipioca era de homem que havia ido pescar Banhistas recebem pulseiras de identificação nas praias de Maceió e do Francês