Unidades de saúde oferecem testes rápidos para doenças virais

Publicado em 24/12/2016, às 17h39

Redação

A equipe multiprofissional do Programa de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), Aids e Hepatites Virais da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realiza em parceria com profissionais das unidades básicas de saúde do município, testes rápidos para detectar HIV, sífilis, hepatites B e C em públicos considerados vulneráveis. O objetivo dos testes é detectar as doenças de forma precoce.

LEIA TAMBÉM

Os testes rápidos são realizados a partir da coleta de uma gota de sangue da ponta do dedo. O método utilizado permite que em apenas meia hora, o paciente faça o teste, conheça o resultado e receba o serviço de aconselhamento necessário. “Trabalhamos com equipes de saúde preparadas para acolher e aconselhar a todos os pacientes, em especial, àqueles detectados com sorologia positiva, que necessitam de suporte psicológico e encaminhamentos adequados”, destacou técnica do Programa de IST/Aids e Hepatites Virais da SMS, Tereza Carvalho.

O teste de Aids não deve ser feito de forma indiscriminada e a todo o momento. O aconselhável é que quem tenha passado por uma situação de risco, como ter feito sexo desprotegido, faça o exame. Após a infecção pelo HIV, o sistema imunológico demora cerca de um mês para produzir anticorpos em quantidade suficiente para serem detectados pelo teste.

Os resultados dos testes serão entregues à própria pessoa com documento de identificação, garantindo total sigilo dos exames. A equipe de saúde está preparada para encaminhar o paciente, caso necessário, para os serviços especializados para início do tratamento de forma célere. Casos de sífilis são encaminhados para as unidades de saúde do bairro e em caso de hepatite ou Aids, serão encaminhados para as unidades de referência, que são o Bloco I do PAM Salgadinho, Hospital Helvio Auto ou Hospital Universitário.

Transmissão

A Aids pode ser transmitida por meio de relação sexual, contato com sangue contaminado pela transfusão ou compartilhamento de seringas, por exemplo, e de mãe para o bebê durante a gestação, parto ou aleitamento (transmissão vertical).

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

TV Pajuçara promove leilão solidário de guitarra autografada pelo Biquini Cavadão Prêmio Master Ademi celebra os destaques do mercado imobiliário alagoano Festa Para Sempre Marista celebra 120 anos de história e reencontros no Colégio Marista Maceió Morre a pesquisadora e ambientalista Anita Studer