Universidade Federal do Ceará dá início a testes com "pílula do câncer" em humanos

Publicado em 17/06/2019, às 16h22
-

Redação

O Universidade Federal do Ceará (UFC), por meio Núcleo Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos (NPDM), deu início nesta segunda-feira, 17, a testes com a fosfoetanolamina, conhecida como"pílula do câncer", em seres humanos. De acordo com a UFC, o estudo inicial irá contar com 64 voluntários sadios, entre 18 e 50 anos. É a primeira vez que a pesquisa é feita em pessoas saudáveis no País.

LEIA TAMBÉM

A responsável por dirigir o estudo é a professora Elisabete Moraes, coordenadora do Centro de Pesquisa Clínica do NPDM. A partir desses testes, os pesquisadores poderão avaliar o nível de dosagem a ser utilizado no tratamento, possíveis efeitos colaterais e analisar quanto tempo a substância leva para ser absorvida pelo corpo, bem como seu tempo de circulação no organismo.

A pesquisa inicial irá durar 15 dias. Segundo o diretor do NPDM, professor Odorico de Moraes, os voluntários serão divididos em quatro grupos. O primeiro, formado por 12 pessoas, recebeu hoje a primeira dosagem, de 500 miligramas. Os grupos seguintes irão receber dosagens maiores. O próximo teste está previsto para acontecer no início de julho.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Anvisa deve se manifestar nas próximas semanas sobre duas novas rivais do Ozempic Secretaria de Saúde alerta para riscos de desidratação e queimaduras durante o Carnaval Santa Casa suspende atendimentos de obstetrícia para usuários de plano de saúde; veja qual Carnaval: metanol em bebidas liga sinal de alerta nos estados