UPA Benedito Bentes conquista selos ONA 3 e GPTW, em 2024

Publicado em 22/01/2025, às 10h15
Em 2024, a UPA Benedito Bentes realizou 109.865 atendimentos - Foto: Divulgação

Assessoria

“Continuem assim! Vocês sabem como atender bem as pessoas, a experiência foi muito boa e o atendimento foi ótimo”. Este é um dos vários depoimentos encaminhados à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Benedito Bentes, sob gestão do Instituto Saúde e Cidadania (ISAC), através do Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU).

LEIA TAMBÉM

Em 2024, a UPA Benedito Bentes realizou 109.865 atendimentos em Clínica Médica, Pediatria, Ortopedia, Odontologia, Serviço Social, Telemedicina, Enfermagem e Biomedicina, e realizou 106.619 Serviços de Apoio Diagnóstico Terapêutico (SADT), entre exames laboratoriais, de raio-x e eletrocardiogramas.

O resultado representa um aumento de quase 10% no número de atendimentos em relação ao ano de 2023, que encerrou com 100.009 atendimentos realizados. E também é maior que o total de SADT no mesmo período, com 105.955 exames realizados.

“O ano de 2024 foi surpreendente”, afirma Douglas Teixeira, diretor-geral da UPA Benedito Bentes. “Tivemos muitas realizações, tanto em melhorias estruturais e sistêmicas quanto em reconhecimentos. E para 2025, nosso objetivo é continuar inovando e garantir a manutenção das certificações através dos nossos indicadores sustentáveis, além de fortalecer a cultura organizacional da unidade, promovendo um atendimento humanizado, seguro e de qualidade”, acrescenta.

As UPAs Benedito Bentes, Santa Lúcia e Trapiche da Barra são geridas pelo ISAC em Maceió e, juntas, as três unidades somaram mais de 530 mil procedimentos realizados, em 2024.

GPTW e ONA 3

Sem dúvidas, a conquista das certificações da consultoria global Great Place To Work (GPTW), em julho, e da Organização Nacional de Acreditação (ONA), em outubro, marcaram o ano de 2024.

Ambos os reconhecimentos são o resultado do planejamento estratégico e dedicação da equipe, do compromisso com os usuários e colaboradores, e a certeza de um atendimento íntegro, digno, seguro, transparente, humano e de qualidade para a população.

Reconhecido internacionalmente pela metodologia Trust Index, a obtenção do selo GPTW envolve uma pesquisa anônima e sigilosa, avaliando diversos aspectos da cultura organizacional e levando em consideração a opinião da figura mais importante: o colaborador.

Esta é a segunda vez que o pronto atendimento consegue o selo. E em 2024, de acordo com 84% dos colaboradores, a UPA Benedito Bentes foi considerada uma das melhores do Brasil para trabalhar na área da Saúde.

Já a avaliação da ONA consiste em uma pesquisa detalhada, buscando evidências de que a instituição está em conformidade com os padrões do Manual Brasileiro de Acreditação, e sua validade varia de acordo com o nível de acreditação.

Ao todo são três níveis, onde o terceiro significa alcançar os mais elevados índices de gestão organizacional (80% ou mais), qualidade e segurança na assistência prestada (90% ou mais), ciclos de melhorias e maturidade institucional (80% ou mais), entre outros critérios.

E agora, após ter conseguido as certificações Nível 1 - Acredito e Nível 2 - Acreditado Pleno, nos anos anteriores, a UPA Benedito Bentes conquistou a certificação Nível 3 - Acreditado com Excelência e se posiciona entre as melhores instituições do país.

Por fim, pelo quarto ano consecutivo, manteve a certificação em Controle de Qualidade do laboratório pelo Programa Nacional de Controle de Qualidade (PNCQ), garantindo a confiabilidade e precisão dos resultados dos exames.

Melhorias e investimentos

Durante o ano, foram realizados 109 treinamentos e registradas 1.835 presenças, contribuindo para o desenvolvimento pessoal e profissional dos colaboradores, aprimoramento e atualização das habilidades técnicas, e alinhamento dos princípios e valores da instituição.

Entre os principais temas abordados estão a atualização dos protocolos da assistência, treinamentos comportamentais, integração profissional, Suporte Básico à Vida (SBV), Implantação do time de resposta rápida (TRR), manuseio ao Ventilador de Transporte para intercorrências externas e o descarte de medicamentos controlados pela Portaria nº 344/98.

Em melhorias estruturais, destaque para a reforma dos banheiros, revitalização de móveis e equipamentos, pintura interna da recepção e externa da unidade, plotagem em todos os setores, reativação da Brinquedoteca, fornecimento de alimentação aos pacientes internos, entre outros.

Já em aquisições e implementações, ênfase para os novos enxovais dos pacientes, novos fardamentos, substituição dos aparelhos de ar-condicionado, armários, equipamentos de laboratório, parque tecnológico e ativação da sala de medicação rápida e do consultório de Telemedicina.

Sobre a UPA Benedito Bentes

A UPA Benedito Bentes é custeada pela Prefeitura de Maceió (AL) e está sob gestão compartilhada do ISAC. Possui 19 leitos e capacidade para atender até 350 pacientes por dia, com serviços de urgência clínica, ortopédica, pediátrica e odontológica. É certificada como nível 2 – Acreditado Pleno pela ONA (Organização Nacional de Acreditação), reconhecida pela implantação do projeto Lean nas Emergências e possui o selo Acreditado Diamante da Qmentum International.

Sobre o ISAC

O Instituto Saúde e Cidadania é uma organização social sem fins lucrativos com sede em Brasília (DF) e que gerencia hospitais, unidades de pronto atendimento, ambulatórios e multicentros de saúde e espaço saúde. É a primeira OS do Norte e Nordeste – e a segunda da América Latina – a ser acreditada internacionalmente em Rede de Atenção à Saúde com o selo Acreditado Diamante da Qmentum Internacional.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Paciente encontra larvas em marmita servida na UPA do Benedito Bentes Família procura homem de 61 anos desaparecido há três dias no Santos Dumont Trabalhador de 63 anos morre após sofrer descarga elétrica e cair de andaime de 5 metros Renasce Salgadinho: parque linear terá cinco praças suspensas, piso de vidro e mais; veja detalhes