UPA do Jacintinho vai ajudar na reestruturação da rede de urgência de Maceió

Publicado em 01/11/2019, às 19h04
Reprodução/Agência Alagoas -

Secom Maceió

Mais um importante equipamento destinado à reestruturação da rede de urgência da capital foi entregue à população. O governador Renan Filho e o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, inauguraram, nesta sexta-feira (1), a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Dr. Ismar Gatto, no bairro do Jacintinho, em Maceió.

LEIA TAMBÉM

“Quando assumi o governo, Maceió era a única capital no Brasil que não tinha uma UPA sequer em funcionamento; essa é a terceira que entregamos e vamos abrir a quarta ainda este ano no Tabuleiro do Martins”, afirmou Renan Filho.

De acordo com ele, a quinta UPA será construída em Chã da Jaqueira e entregue à população até o final do primeiro semestre de 2020, quando também será inaugurado o Hospital Metropolitano, maior investimento em saúde pública da história de Alagoas, na parte alta da cidade.“Todos os maceioenses terão o serviço de urgência mais próximo das suas casas, porque essas cinco UPAS vão cobrir toda a cidade. Com o Metropolitano funcionando, vamos recuperar totalmente o Hospital Geral do Estado (HGE), que passará por uma ampla transformação”, revelou Renan Filho, que em setembro inaugurou o Hospital da Mulher, localizado no bairro do Poço.

No interior do estado, estão em obras os hospitais regionais do Norte, em Porto Calvo; da Mata, em União dos Palmares, e do Alto Sertão, em Delmiro Gouveia.“A saúde pública de Alagoas se reestrutura para atender melhor o cidadão e nós vamos seguir garantindo esses investimentos”, sustentou Renan Filho.

A UPA do Jacintinho foi a primeira Unidade de Pronto Atendimento da capital entregue e construída com recursos próprios do Governo do Estado, da ordem de R$ 5 milhões. Terá capacidade de atender 10.500 usuários por mês, sendo 350 por dia. O equipamento é do tipo III e vai funcionar 24 horas, assegurando atendimento intermediário entre a Atenção Básica e Média e Alta Complexidade.

São 19 leitos, sendo 15 de observação e quatro de urgência, além de dispor das especialidades de pediatria, clínica geral, ortopedia e odontologia, divididas em seis consultórios médicos.

“Com essa reorganização da rede de urgência, vamos desafogar o HGE, que hoje faz emergência, urgência e cirurgias eletivas”, observou o secretário Alexandre Ayres.

Hospital da Criança

Durante a solenidade, Renan Filho anunciou que, ao lado da UPA do Jacintinho, o Governo do Estado vai construir o Hospital da Criança. “Nesse terreno ao lado, vamos organizar um mutirão, recolher o lixo, espalhar a terra e levantar poeira, porque aqui vai ser construído o Hospital da Criança de Maceió, outra obra fundamental para estruturar a saúde da família alagoana, como um todo”, garantiu o governador.

A UPA do Jacintinho leva o nome do médico Ismar Gatto, diplomado pela Faculdade de Medicina de Alagoas e especializado em análises clínicas. O patologista faleceu em julho de 2018. “É um grande nome para uma grande obra muito importante para Maceió e para Alagoas”, ressaltou Renan Filho.

Familiares do homenageado participaram da solenidade. “Muito nos honra ter o nome do médico Ismar Gatto nessa UPA, que servirá à população do Jacintinho e do Litoral Norte, onde hoje se concentra boa parte dos moradores de Maceió. Sabemos que ele, enquanto médico, estaria muito feliz ao ver esse avanço no atendimento à população, especialmente a de baixa renda”, confessou o empresário Kiko Gatto, filho do homenageado.

Moradores do Jacintinho e de bairros vizinhos compareceram à solenidade de inauguração da UPA, bem como servidores, secretários de Estado, deputados estaduais e federais, dentre outras autoridades.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

MPAL ajuíza ação para proteger direitos da população idosa no transporte urbano de Pilar Morre no HGE mulher vítima de incêndio provocado pelo companheiro em Marechal Deodoro Governador Paulo Dantas afasta secretário de Saúde após operação da Polícia Federal HGE realiza duas captações de órgãos que salvaram a vida de mais seis pessoas