Usina Coruripe se compromete a implementar princípios universais do Pacto Global da ONU

Publicado em 28/04/2021, às 22h33
Assessoria -

Assessoria

A Usina Coruripe, uma das maiores do setor sucroenergético no país, aderiu, neste mês, à Rede Brasil do Pacto Global, iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU) para mobilizar a comunidade empresarial na promoção de práticas sustentáveis nos negócios. A companhia assinou, no dia 22 de abril, data em que é comemorado o "Dia da Terra", a declaração que atesta a cooperação no programa alinhado a dez princípios universais nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e anticorrupção.

LEIA TAMBÉM

A assinatura foi celebrada em um evento on-line com a participação dos colaboradores da empresa. No encontro, foram abordados temas importantes para a companhia, como a sustentabilidade no setor sucroenergético e a sustentabilidade estratégica. "É muito simbólico que tenhamos feito a adesão à rede no dia em que é celebrado o Dia da Terra. O compromisso com a sustentabilidade é um esforço contínuo de todos os nossos colaboradores na melhoria dos processos; por isso, mais uma vez, compartilhamos com todos esse importante passo na adoção de boas práticas", enfatiza o presidente da Usina Coruripe, Mario Lorencatto.

Como participante da rede, a Usina Coruripe terá acesso a ferramentas que contribuirão para ampliar ainda mais seu envolvimento nesses temas e avançar nas discussões e práticas em sustentabilidade. A iniciativa possibilita a participação da empresa em programas locais e internacionais, treinamentos, mentoria, projetos e ações coletivas. Também poderá acompanhar e palestrar em eventos da ONU e ter acesso a relatórios, publicações e discussões exclusivas sobre sustentabilidade.

Criado em 2000, o Pacto Global é hoje a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo, com mais de 12 mil membros, em quase 70 redes locais de 160 países. A iniciativa no Brasil é atualmente a maior das Américas, com mais de 1.100 membros.  Ao integrar a Rede Brasil do Pacto Global, a Coruripe compromete-se a reportar, a cada dois anos, o seu progresso em relação aos dez princípios. "Com a adesão à rede, ampliaremos nossa troca de conhecimentos junto a outras organizações e poderemos encontrar novas formas de contribuir para o alcance da agenda global de sustentabilidade", afirma Lorencatto. 

Sobre a Usina Coruripe

A Usina Coruripe, controlada pelo grupo Tércio Wanderley, com sede em Coruripe (AL) e fundada em 1925, é a maior empresa do setor sucroenergético no Norte/Nordeste. Está também entre os maiores grupos do setor em Minas Gerais e é uma das 10 maiores do Brasil. Com quatro unidades em Minas Gerais (em Iturama, Campo Florido, Carneirinho e Limeira do Oeste), uma em Alagoas (Coruripe) e um terminal ferroviário próprio em Fernandópolis (SP), a Usina Coruripe possui capacidade de moagem de 15 milhões de toneladas de cana-de-açúcar, produz mais de 1 milhão de toneladas de açúcar, cerca de 500 milhões de litros de etanol, com capacidade de armazenagem de cerca da metade dessa produção, e comercializa energia renovável produzida a partir da queima de biomassa.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

MPF tenta suspender extração irregular de areia na Praia do Francês MPF recomenda suspensão de novas obras em área protegida da Laguna Mundaú Chauás: papagaios serão transferidos para reserva ambiental no Rio Niquim nesta segunda COP30 mobiliza 190 países em 120 planos de ação climática