Utilização de antibióticos sem indicação é perigosa e pode esconder problemas mais graves; entenda

Publicado em 01/11/2018, às 15h37
Dra. Sarah Dellabianca, infectologista cooperada da Unimed Maceió | Assessoria -

Assessoria

Dor de garganta? Toma antibiótico! Infecção Urinária? Toma antibiótico! É comum ouvirmos essas indicações, geralmente feitas por leigos. Mas o que pouca gente explica é que o uso indiscriminado de antibióticos pode fazer muito mal para o nosso corpo.

LEIA TAMBÉM

Segundo uma pesquisa realizada pelo Instituto de Ciência, Tecnologia e Qualidade (ICTQ), oito em cada dez brasileiros tomam remédios por conta própria. O levantamento foi feito em setembro, com 2.126 pessoas a partir dos 16 anos, em 129 municípios das cinco regiões do País.

A infectologista cooperada da Unimed Maceió, Dra. Sarah Dellabianca, destaca a importância da administração desses medicamentos de maneira correta. “É importante conscientizar a população que os antibióticos são de indicação médica e o tempo de uso também deve ser respeitado. Não se deve parar de tomá-lo antes do previsto porque o paciente melhorou”, afirma a médica.

As bactérias são seres microscópicos que estão por toda parte, na água, ar e no solo. Elas estão até mesmo no nosso próprio organismo, principalmente na pele e no sistema digestivo. Dependendo da situação, algumas dessas bactérias causam doenças e, estas só podem ser tratadas e curadas com antibióticos.

O principal risco da utilização indiscriminada dessa medicação é tornar as bactérias mais resistentes, o que pode ocasionar infecções mais graves e até a necessidade de internação para tratamento com antibióticos mais fortes. Essa mudança de esquema da medicação (de uso ambulatorial para hospitalar), além de afetar a flora intestinal, também eleva o tempo de tratamento da patologia.

“Evitar a automedicação é importante, pois, além de prevenir a resistência bacteriana, impede a piora evolutiva de uma doença”, ressalta Dra. Sarah Dellabianca.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Anvisa deve se manifestar nas próximas semanas sobre duas novas rivais do Ozempic Secretaria de Saúde alerta para riscos de desidratação e queimaduras durante o Carnaval Santa Casa suspende atendimentos de obstetrícia para usuários de plano de saúde; veja qual Carnaval: metanol em bebidas liga sinal de alerta nos estados