Vacina contra meningite passa a ser disponibilizada para população em geral, em Maceió

Publicado em 07/12/2022, às 16h00
Foto: Victor Vercant/Ascom SMS -

Ascom SMS

A capital alagoana passou a disponibilizar, temporariamente, nas unidades de saúde do Município, a partir desta quarta-feira (7), a vacina Meningocócica C para a população em geral não vacinada, independente da idade. A medida segue a orientação do Programa Estadual de Imunizações e será mantida até o final deste mês.

LEIA TAMBÉM

“A medida foi recomendada para todos os municípios devido ao crescimento do número de casos registrados em Alagoas. A vacina já estava disponível para crianças não vacinadas de 5 a 10 anos e trabalhadores da saúde e agora segue prevenindo a doença com o público ampliado, enquanto durar nosso estoque de doses”, explica a gerente de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Eunice Amorim.

Antes mesmo do direcionamento, a SMS já vinha fazendo o alerta contra a Meningite junto à população, com o reforço da vacinação nas ações de atualização da Caderneta Vacinal nas escolas do Município.

A mais recente ação neste sentido ocorreu na Escola Municipal João Feitosa, localizada no bairro Rio Novo, onde uma aluna, de 7 anos, veio a óbito em decorrência da doença, na última semana de novembro.

Para evitar proliferação do vírus e reforçar a imunidade das crianças contra os demais agravos preveníveis da infância foram disponibilizadas, além das vacinas da Meningocócica C e a CWY – de reforço contra a doença – doses contra a Covid-19, HPV, Influenza, Antitetânica, Hepatite B, Tríplice Viral e dTPA.

Vacina Conjugada - A vacina meningocócica C (Conjugada) foi implantada na rotina de vacinação da criança em 2010. Encontra-se disponibilizada no Calendário Nacional de Vacinação para crianças menores de cinco anos e é a principal forma de prevenção contra a meningite meningocócica e a meningococcemia (forma grave da doença) causada pela bactéria Neisseria meningitidis (meningococo).

A transmissão da doença ocorre por meio do contato de pessoa a pessoa e por meio de secreções respiratórias.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Bombeiros controlam incêndios em imóveis na parte alta de Maceió; veja fotos Incêndio causado por curto-circuito destrói residência no bairro Feitosa, em Maceió Corpo encontrado boiando em Praia de Ipioca era de homem que havia ido pescar Banhistas recebem pulseiras de identificação nas praias de Maceió e do Francês