Vacina contra vício em cocaína começa a ser testada

Publicado em 06/09/2016, às 21h19

Redação

Pesquisadores brasileiros da Universidade federal de Minas Gerais (UFMG) podem estar prestes a lançar a solução para o vício em cocaína. De acordo com a agência SFP, a vacina está em desenvolvimento há dois anos e já passa pela fase de testes com animais.

LEIA TAMBÉM

Segundo os responsáveis pela pesquisa, que trabalham no departamento de Química Orgânica da universidade, foi desenvolvida uma molécula que estimula a produção de anticorpos contra a cocaína no sistema imunológico. Desta maneira, a substância não chega ao cérebro e os efeitos euforizantes da droga são reduzidos.

A ideia é utilizar a vacina em pacientes altamente motivados a deixar o vício, em crianças e adolescentes e na luta contra o crack.

À agência, o professor Angelo de Fátima afirmou que a molécula com que trabalha é diferente da produzida em pesquisas semelhantes nos Estados Unidos por carecer da "parte proteica".

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Cientistas encontram fóssil de tubarão que viveu há 115 milhões de anos Pedreira da Ilha de Páscoa dá pistas de estátuas enigmáticas dos polinésios Novo estudo sugere que neandertais canibalizavam mulheres e crianças forasteiras Cientistas alertam para poderes de 'armas-cerebrais' que podem controlar memória, percepção e comportamento