Vacina sarampo: campanha começa hoje; veja calendário e quem pode se vacinar

Publicado em 07/10/2019, às 11h23
-

TNH1 com Sesau e MS

A partir desta segunda-feira (7), o Brasil inicia nova Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo em todos os postos de saúde. 

LEIA TAMBÉM

A campanha ganha ainda mais relevância diante dos números do sarampo no país, mas que voltou a fazer vítimas com força total, em grande parte, por conta de fake news. 

Segundo o MInistério da Saúde, foram registrados 5.404 casos confirmados no país, nos últimos 90 dias. Foram seis óbitos por sarampo no Brasil, sendo cinco em São Paulo e um em Pernambuco. Quatro óbitos ocorreram em menores de 1 ano de idade e dois em adultos com 31 e 42 anos.

Em Alagoas, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), em parceria com os 102 municípios alagoanos, seguindo a estratégia nacional, realiza a campanha em duas etapas: 

Na primeira etapa da campanha, que vai até o dia 25 deste mês, devem ser vacinadas as crianças de seis meses até cinco anos incompletos, ou seja, com quatro anos, 11 meses e 29 dias. Já no período de 18 a 30 de novembro, devem ser vacinados os jovens com idade entre 20 a 29 anos.

A campanha terá também dois Dias D, ficando a execução das atividades a cargo das Secretarias Municipais de Saúde. Na primeira fase, vai ocorrer em 19 de outubro. Já na segunda fase, o Dia de Mobilização será realizado em 30 de novembro.



ALAGOAS: QUASE 40 MIL DOSES DE VACINA

Para combater a doença, Alagoas recebeu 39.726 doses da vacina tríplice viral, que além do sarampo, protege contra caxumba e rubéola. “O quantitativo já foi distribuído para os 102 municípios e estará disponível nos postos de vacinação, que irão funcionar de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h”, salientou a assessora do Programa Nacional de Imunização (PNI) em Alagoas, Denise Castro.

Como prevenir o sarampo?

O sarampo é uma doença prevenível por vacinação. Os critérios de indicação da vacina são revisados periodicamente pelo Ministério da Saúde e levam em conta: características clínicas da doença, idade, ter adoecido por sarampo durante a vida, ocorrência de surtos, além de outros aspectos epidemiológicos. 

QUEM NÃO PODE SE VACINAR?

Segundo o Ministério da Saúde, a tríplice viral é contraindicada para pessoas com histórico de anafilaxia a doses anteriores da vacina, portadores de imunodeficiências congênitas ou adquiridas, além dos infectados pelo vírus HIV com vigência de imunossupressores graves.

Quem deve se vacinar contra o sarampo?
  • Dose zero: Devido ao aumento de casos de sarampo em alguns estados, todas as crianças de 6 meses a menores de 1 ano devem ser vacinadas (dose extra).
  • Primeira dose:  Crianças que completarem 12 meses (1 ano).
  • Segunda dose: Aos 15 meses de idade, última dose por toda a vida.
Adulto deve se vacinar contra o sarampo?

Tomou apenas uma dose até os 29 anos de idade:

  • Se você tem entre 1 e 29 anos e recebeu apenas uma dose, recomenda-se completar o esquema vacinal com a segunda dose da vacina;
  • Quem comprova as duas doses da vacina do sarampo, não precisa se vacinar novamente.

 Não tomou nenhuma dose, perdeu o cartão ou não se lembra?

  • De 1 a 29 anos - São necessárias duas doses;
  • De 30 a 49 anos - Apenas uma dose.
Grávidas podem tomar a vacina contra o sarampo?

A vacina é contraindicada durante a gestação pois são produzidas com o vírus do sarampo vivo, apesar de atenuado. A gestação tende a diminuir a imunidade da mulher, o que deixa o sistema imunológico mais vulnerável e, por isso, a vacina pode desenvolver a doença ou complicações.

O recomendado pelo Ministério da Saúde é que a mulher que faça planos de engravidar tome todas as doses da vacina antes, podendo esta ser a tríplice ou a tetra viral, e mantenha toda a rotina prevista no Calendário Nacional de Vacinação atualizada, para se proteger e proteger o bebê.

Quais são as vacinas que protegem do sarampo?

A profilaxia (prevenção) do sarampo está disponível em apresentações diferentes. Todas previnem o sarampo e cabe ao profissional de saúde aplicar a vacina adequada para cada pessoa, de acordo com a idade ou situação epidemiológica.

Os tipos de vacinas são:

  • Dupla viral - Protege do vírus do sarampo e da rubéola. Pode ser utilizada para o bloqueio vacinal em situação de surto;
  • Tríplice viral - Protege do vírus do sarampo, caxumba e rubéola;
  • Tetra viral - Protege do vírus do sarampo, caxumba, rubéola e varicela (catapora).
Onde devo tomar a vacina?

As vacinas são ofertadas em unidades públicas e privadas de vacinação. No SUS, as vacinas são gratuitas, seguras e estão disponíveis nas mais de 36 mil salas de vacinação em postos de saúde em todo o Brasil.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

MPAL ajuíza ação para proteger direitos da população idosa no transporte urbano de Pilar Morre no HGE mulher vítima de incêndio provocado pelo companheiro em Marechal Deodoro Governador Paulo Dantas afasta secretário de Saúde após operação da Polícia Federal HGE realiza duas captações de órgãos que salvaram a vida de mais seis pessoas