Vacinação contra o Sarampo começa na segunda, dia 10, nos 102 municípios

Publicado em 05/02/2020, às 11h24
Foto: Agência Brasil -

Ascom Sesau

A Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo terá sua primeira etapa iniciada na próxima segunda-feira (10), nos 102 municípios do Estado. A ação, que vai até o dia 13 de março, tem como objetivo imunizar crianças e adolescentes de 5 a 19 anos.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) em conjunto com os municípios espera interromper a transmissão do vírus da doença, bem como, reduzir internações e evitar óbitos. Há 20 anos Alagoas não notificava casos de sarampo, mas, devido ao surto que ocorreu no Brasil em 2019, foram confirmados 28 casos da doença.

Segundo a assessora técnica pelo Programa Nacional de Imunização em Alagoas (PNI/AL), Denise Castro, a vacina já foi distribuída para os municípios. “Os pais devem se dirigir aos serviços para iniciar a vacinação ou completar as doses do esquema básico, levando a caderneta ou cartão de vacinação. A vacina é a medida eficaz de proteção contra o sarampo, uma doença que pode deixar sequelas ou, nos casos mais graves, matar”, alertou.

Contraindicação - A assessora técnica do PNI em Alagoas esclareceu que a vacina contra o sarampo é contraindicada em dois casos. “Se a pessoa já sofreu choque anafilático ao tomar doses anteriores e se possui imunodeficiência congênita, não é recomendada uma nova dose”, informou.

Denise Castro lembrou, ainda, que cada Secretaria Municipal de Saúde define sua estratégia de vacinação. Em alguns municípios a vacina será disponibilizada em postos volantes como shoppings e supermercados, ou mesmo em escolas.

A doença – A responsável pelo PNI em Alagoas lembrou que o sarampo é causado por um vírus altamente contagioso, cujo índice de contaminação chega a 90% em pessoas sem imunidade, que compartilham espaços com infectados. “O sarampo é transmitido através do contato com a pessoa infectada, quando ela tosse e espirra”, destacou.

Ainda de acordo com Denise Castro, os sintomas se manifestam entre 10 e 14 dias após a exposição ao vírus e incluem coriza, tosse, infecção nos olhos, erupção cutânea e febre alta. Três a cinco dias após o início dos sintomas. “Geralmente começa como manchas vermelhas planas que aparecem no rosto, na linha do cabelo e se espalham para o pescoço, tronco, braços, pernas e pés”, informou.

LEIA TAMBÉM

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Após afastamento de secretário, Governo define quem assume Secretaria de Saúde MPAL ajuíza ação para proteger direitos da população idosa no transporte urbano de Pilar Morre no HGE mulher vítima de incêndio provocado pelo companheiro em Marechal Deodoro Governador Paulo Dantas afasta secretário de Saúde após operação da Polícia Federal